Serviços

Imprimir

consultas

Consulta local: A consulta ao material bibliográfico é de livre acesso, podendo ser consultado pela comunidade estudantil e o público em geral.

Consulta online: Acesso à base de dados do acervo, na qual podem ser consultados todos os materiais disponíveis na biblioteca local ou em outras bibliotecas da Rede de Bibliotecas do SENAI/SC, que reúne os registros de informação sobre cada material, permitindo a recuperação e localização dos mesmos.

*Aprenda como fazer uma consulta online no menu “Tutoriais”

Consulta a outras bases de dados: Acesso a outras bases de dados on-line, nacionais e internacionais.

Consulta via Internet: Acesso à rede mundial de computadores.

 

EMPRÉSTIMOS

Empréstimo local: Empréstimo de materiais para uso nas dependências da escola.

Empréstimo domiciliar: Retirada de material bibliográfico e/ou multimeio mediante a apresentação da Carteira da biblioteca e/ou documento com foto. Esta modalidade de empréstimo é exclusiva aos usuários que possuem vínculo com o SENAI de acordo com sua categoria conforme Regulamento da Biblioteca. O atraso na devolução dos materiais emprestados implicará na cobrança de multa de 1,50 real (R$1,50) por obra e por dia de atraso, conforme tabela de preços por serviços adicionais. Usuários com multa ficam impossibilitados de farem novos empréstimos.

Empréstimo interbibliotecas: Empréstimo de material bibliográfico disponível em outras bibliotecas da Rede de Bibliotecas do SENAI/SC. Este serviço deve ser solicitado por meio do preenchimento do formulário de solicitação de empréstimo entre bibliotecas. O usuário deve fazer a pesquisa no acervo e anotar os dados necessários do material a ser solicitado. O pedido passará por uma análise, podendo ou não ser aceito, conforme a disponibilidade do material na biblioteca de origem. Caso o pedido seja aceito, o material solicitado chegará num prazo de uma semana e deverá ser devolvido conforme data estipulada pela biblioteca.

Os prazos de empréstimo nesta modalidade, bem como a sua renovação, ficam à critério da unidade atendente, levada em consideração a demanda para o material solicitado.

No caso de atraso na devolução, a multa será gerada independente da categoria de usuário, sendo que o valor deverá ser cobrado pela Biblioteca atendente e transferida para a Biblioteca de origem do material, conforme normas do setor financeiro.

Para solicitar um material de outra biblioteca entre em contato com a biblioteca de sua escola. *Aprenda como fazer um empréstimo interbibliotecas online no menu “Tutoriais”

A quantidade de material a ser retirado e os prazos de empréstimo deverá, dentre as diversas categorias, respeitar o regulamento da Rede de Bibliotecas do SENAI/SC.

Conforme tabela abaixo:

Categoria de usuário

Material

Quantidade

Prazo

 

Estudante

Impresso

 

7

7

Impresso (Literatura)

14

Multimeio

2

2

Estudantes concluintes do Tecnólogo e Pós-Graduação / Colaboradores / Instituto

 

Impresso

 

10

 

14

 

Multimeio

 

2

 

2

OBS: Obras não circulante (periódicos, gibis, material de consulta interna, etc.) poderão, a critério de cada Biblioteca, ser emprestadas conforme disponibilidade desses materiais.

Reserva de material

As obras que estão emprestadas podem ser reservadas diretamente no Sistema Pergamum, no terminal de cunsulta ou pela Internet. O usuário só poderá reservar material da biblioteca local. Este material ficará na reserva por 24 horas, a partir da liberação do mesmo.

* Aprenda como fazer uma reserva online no menu “Tutoriais”.

 Renovação de material emprestado 

A renovação só é permitida aos materiais que não possuem reservas e pelo usuário que não possua pendências de multa ou material atrasado. Sendo 
permitidas, no máximo, 10 renovações. Após 10 renovações o material deverá ser 
devolvido e realizado novo empréstimo.

* Aprenda como fazer uma renovação online no menu “Tutoriais”

 Visita orientada para estudantes e colaboradores e integrações

Para recepção e integração do usuário à biblioteca, o SENAI/SC dispõe de um programa de visitas orientadas e integrações, como: orientação quanto ao uso da biblioteca e os serviços disponíveis; orientação para utilização do Sistema Pergamum, incluindo os procedimentos de consulta, localização da obra na estante, empréstimo, renovação, reserva e outros. Nesse momento também é apresentado o Regulamento da biblioteca. As visitas ou integrações podem ser em turmas e acompanhadas por um professor, mediante agendamento e os treinamentos específicos serão programados pela Coordenação da Biblioteca.

 Exposição de publicações

Exposição das publicações adquiridas (por compra ou doação) pela biblioteca, com o objetivo de divulgar as novas obras adicionadas ao acervo. Exposições temáticas que tem por objetivo divulgar obras específicas e incentivar a leitura.

 Orientação na pesquisa bibliográfica 

O usuário que tiver dificuldades na localização de materiais bibliográficos poderá solicitar o auxílio do bibliotecário responsável, nos horários de atendimento da biblioteca.

 Comutação bibliográfica 

Para solicitar artigos de periódicos, capítulos de livros, sumários e outros documentos, o usuário deve solicitar ao bibliotecário responsável, o qual irá preencher um formulário e encaminhar a solicitação à instituição responsável. Este serviço será cobrado de acordo com o documento solicitado.

Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT

Para solicitar normas da ABNT, o usuário deve solicitar a norma à um atendente da biblioteca. Todos os alunos, colaboradores e professores tem acesso à visualização de normas em qualquer computador do Senai com o login e senha: alunosenaisc.

Porém a impressão da norma deve ser solicitada na biblioteca. As normas serão impressas para uso exclusivo em sala de aula, laboratórios e Institutos.

Mas todos os alunos, colaboradores e professores tem acesso à visualização de normas em qualquer computador do SENAI com o login <SENAIDN>e senha: <alunosenaisc>.