Linha de produção automotiva

 

O SENAI oferece consultorias especializadas no processo produtivo, com o objetivo de possibilitar a implantação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas sob medida para as demandas da sua empresa. 


Nossos consultores auxiliam no entendimento do impacto que as tecnologias exercem sobre os seus negócios e na implementação da modernização, trabalhando para o aumento dos níveis de competitividade.

 

Benefícios

  • Padronização de processos com redução da variabilidade 
  • Redução de desperdícios e custos associados
  • Melhora da produtividade
  • Otimização do fluxo de materiais e produtos
  • Maior disponibilidade de máquinas e equipamentos
  • Gestão do processo produtivo de forma eficaz e eficiente

 

 

metodologia  soluções cases contato

 
 

METODOLOGIA

Conheça abaixo um pouco mais sobre a metodologia de trabalho das Consultorias do SENAI.

 

Metodologia de trabalho

 

 

CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES DE CONSULTORIA EM PROCESSO PRODUTIVO

AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA

>> Verificar possíveis impactos associados a produtos ou serviços, desde a fase de produção até o consumo e descarte, identificando oportunidades de melhoria do desempenho. Atende as normas NBR ISO 14040 e NBR ISO 14044 Gestão Ambiental – Avaliação do ciclo de vida.

CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO

>> Apoio para a certificação de produtos em conformidade com normas, regulamento e/ou portarias específicas dos órgãos regulamentadores, considerando a implantação de sistema de gestão e documentação pertinente, bem como o acompanhamento de auditoria externa quando solicitado.

Colaboradores em processo produtivo de alimentos para certificação
DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO

>> Metodologia para desenvolvimento de coleção considerando investigação e interpretação das macrotendências, parâmetros de moda e mix de produto, necessidades e perfil do público-alvo e conceito da marca.

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTOS E DISPOSITIVOS

>> Desenvolvimento de máquinas ou equipamentos para atendimento de necessidades de processo. A concepção do projeto pode abranger diversas áreas tais como eletrônica, mecânica, elétrica, pneumática, entre outras ou um conjunto destas.>>

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO 

>> Desenvolvimento de novos produtos, ou adequação dos já existentes, de acordo com as necessidades do mercado e da empresa.

DESIGN ESTRATÉGICO

>> Aplicação das diretrizes do Design Estratégico como diferencial no desenvolvimento e posicionamento de produtos, propondo soluções competitivas e sustentáveis, relacionadas com as necessidades de mercado.

Jovens trabalhando com Design Estratégico
DIMENSIONAMENTO, PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE

>> Apoio para a implantação do controle e gestão de estoques, assegurando o suprimento conforme demanda, o uso racional do espaço, e a redução da necessidade de investimentos de capital.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

>> Identificação de oportunidades e definição de ações para a melhoria do desempenho energético térmico e elétrico de máquinas, equipamentos e processos industriais com consequente redução de custos.

Colaborador medindo eficiência energética
FICHA TÉCNICA DE PRODUTO

>> Padronizar informações do produto para otimização do planejamento da produção e o do processo produtivo na confecção do vestuário.

IMPLANTAÇÃO DE ALMOXARIFADO

>> Otimizar a logística de utilização de infraestruturas de almoxarifado de forma a possibilitar o melhor desempenho das mesmas.

IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE EQUIPES DE MELHORIAS CONTÍNUA

>> Implantação de grupos de melhoria nas empresas para racionalização e melhoria dos processos produtivos em geral.

LEAN CONSTRUCTION

>> Aplicação dos princípios do Lean para redução de desperdícios na construção civil, com consequente aumento de produtividade e redução de prazos e custos.

LEAN MANUFACTURING

>> Melhoria do desempenho dos processos produtivos, por meio da identificação e eliminação de atividades que não agregam valor do ponto de vista do cliente e desperdícios, criação de fluxo contínuo e sincronização da demanda com os tempos do processo.

Imagem de processo produtivo em fábrica
LEAN OFFICE

>> Melhoria dos processos administrativos mediante e redução e/ou eliminação dos desperdícios (Escritório Enxuto).  Também conhecido como Lean Service ou Lean para Serviços.

MANUFATURA DIGITAL – SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

>> Simulação de processos, através da experimentação de cenários, com o propósito de prever melhorias, descrever o comportamento de componentes do processo, desenvolver teorias e hipóteses, considerando as observações do modelo para prever um comportamento futuro.

MAPEAMENTO E PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS

>> Estabelecer uma sequência de execução de atividades, de forma padronizada e otimizada, como base para a melhoria do desempenho de processos produtivos ou administrativos.

MODELAGEM

>> Aplicar métodos de modelagem, abrangendo a construção do produto para obter maior eficiência da produção na confecção do vestuário.

Professora e aluna em curso de moda
PLANEJAMENTO, CONTROLE E OTIMIZAÇÃO DE LAYOUT DO PROCESSO PRODUTIVO

>> Melhoria do desempenho do processo produtivo a partir do melhor fluxo de materiais e produtos com base em normas técnicas, regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e legislação vigente.

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO – PPCP

>> Definir e implantar método e ferramentas para planejamento, programação e controle do processo produtivo considerando a sua capacidade de produção.

PROCESSO DE FABRICAÇÃO 

>> Análise do processo produtivo e implantação de ações de melhoria para o aumento da produtividade e redução de custos nas áreas de: Calçados, Soldagem, Cerâmica, Vestuário, Madeira e Mobiliário, Metalmecânica, Polímeros e Têxtil.

PRODUÇÃO MAIS LIMPA

>> Otimização do emprego de matérias-primas e insumos, de modo a minimizar a geração de resíduos e o consumo de energia proporcionando benefícios econômicos e ambientais.

PROGRAMA 5S’S

>> Promoção de mudanças nas atitudes e hábitos dos colaboradores, para a melhoria do ambiente de trabalho como um todo, refletindo na melhoria da produtividade e consequentemente na competitividade da empresa, podendo ser aplicado tanto no ambiente fabril como em áreas administrativas.

TEMPOS E MÉTODOS

>> Formação de tempo padrão para processos, operações e produtos da confecção do vestuário, com aplicação na definição de custos, dimensionamento da capacidade instalada (máquinas e operadores), elaboração de metas, balanceamentos de linha ou célula de produção, cálculo de produtividade e eficiência, precificação etc.

 

CASES

Conheça algumas empresas que contaram com o apoio da Consultoria do SENAI Santa Catarina para obter melhores resultados em seus negócios.

 

 

PARA CONFERIR MAIS CASES DE CONSULTORIA DO SENAI, CLIQUE AQUI.

 

 

 

Conte com a Consultoria do SENAI para melhorar o desempenho do processo produtivo da sua indústria.

 

Quer solicitar mais informações?

Entre em contato com a nossa equipe e conheça melhor as soluções que temos para a sua empresa.

clique aqui 

 

CENTRAL DE ATENDIMENTO

faleconosco@fiesc.com.br  //  0800 48 12 12

 

Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco