Despertar 4.0

Imprimir
Despertar 4.0

 

O evento

O Despertar 4.0 acontece em várias cidades de Santa Catarina com o objetivo de disseminar informações e preparar empresas e profissionais para as tecnologias da nova indústria. Desde 2016, o evento contou com um público de mais de 2.000 pessoas.

 

Cenário

Máquinas industriais conectadas, dotadas de sensores que geram uma infinidade de informações e tomam decisões autonomamente com apoio de inteligência artificial. Além da capacidade de gerar produtos personalizados em massa, a Indústria passará, cada vez mais, a oferecer serviços inteligentes trazendo, com isso, oportunidades de novos modelos de negócio. Esta é a Quarta Revolução Industrial – também conhecida como Indústria 4.0, Indústria Avançada, Internet Industrial ou Manufatura Avançada.

Empregos demandam profissionais ainda mais qualificados

A necessidade de redução dos custos e a maturidade das tecnologias faz com que as indústrias demandem progressiva e intensivamente por profissionais altamente capacitados para tirar o melhor proveito dessas novas alternativas tecnológicas.

Saia na frente

O Despertar 4.0 é um evento gratuito composto por 4 atividades distintas:

Entendendo a Indústria Avançada: palestra e debate com Dr. Jefferson de Oliveira Gomes, consultor da UNESCO no tema, diretor regional do SENAI/SC e professor do ITA;
Mulheres na Tecnologia: considerando a importância de aumentarmos a participação do público feminino na área de tecnologia para elevarmos nossa competitividade com a complementariedade de diferentes percepções na geração de novos produtos, este minicurso, conduzido por professoras, aborda tecnologias cada vez mais presentes em nosso cotidiano;
Tecnologias para 40 anos ou +: considerando que em 5 anos, mais de 50% dos trabalhadores da indústria catarinense terão 40 anos ou mais, este minicurso apresenta novas tecnologias buscando inspirar a retomada aos estudos deste público que já possui uma carreira e que almeja se manter preparado para as oportunidades relacionadas à quarta revolução industrial;
Teen + Tech: destinado aos jovens que querem ter um primeiro contato com tecnologias diferenciadas e, também, avaliar possibilidades de carreiras futuras.

Observação: os minicursos são imersões tecnológicas essencialmente práticas, divertidas e com conteúdos introdutórios para turmas de até 20 alunos.

 

Onde encontro este evento?

Confira os próximos locais e datas confirmados:

03 a 06/07 – Jaraguá do Sul   botão programação 

03 a 06/07 - Palhoça  botão programação

A agenda do 2º semestre será disponibilizada em breve. Tem interesse no evento? Entre em contato pelo senai4.0@sc.senai.br.