MBI

O MBI Indústria Avançada é uma experiência imersiva que conduz os líderes e tomadores de decisão em rotas de conhecimentos para a inserção das indústrias na quarta revolução industrial, favorecendo a geração de novos negócios, produtos e serviços, a eficiência dos processos, bem como a conexão de cadeias produtivas.

O MBI induz os participantes a ativarem atitudes que unem estratégia, sistemas para tomada de decisão, criatividade, inovação e visão empreendedora, valendo-se de ferramentas de cocriação e de aplicação prática como catalisadores do processo de geração de valor.

 

inscreva-se    edital   saiba mais

barra

metodologia

 

O MBI é realizado em aprendizagem assistida, com cinco imersões presenciais, nas quais os participantes vivenciarão os conteúdos na prática, bem como terão interações com startups, mentores, especialistas e líderes inspiradores. Os mentores compartilharão conhecimentos e experiências à medida que orientam os participantes na criação de novas soluções e modelos de negócios. Nas imersões, os conhecimentos adquiridos durante a aprendizagem assistida são aplicados e transformados em experiências, sendo realizados em ambientes que estimulam criatividade, promovem vivência com o conteúdo e facilitam a cocriação.

O MBI utiliza a inovadora metodologia 3EXP, que propõe desafios a serem resolvidos de forma criativa, com foco na identificação de novas oportunidades (experiência) e sendo baseado na experimentação e no compartilhamento de descobertas (exposição).

 

central

 

barra

Imersões

 

    Objetivos: 1
    • Discutir os desafios e as oportunidades da Indústria Avançada;
    • Analisar os Programas Globais de Indústria Avançada: Estados Unidos, China, Alemanha e outros;
    • Entender os pilares da Indústria Avançada;
    • Analisar o futuro das profissões.
   
    + Mentoria

   
 
O marco inicial em que os participantes serão imersos nas oportunidades, desafios e tecnologias vinculadas à manufatura avançada. A imersão encoraja o participante a contribuir e interagir em situações que incentivarão a troca de experiências, bem como estimularão a cocriação de soluções neste novo cenário da indústria.
 

 2   Objetivos:
    • Aplicar Big Data para análise de dados;
    • Desenvolver modelos de negócios inovadores;
    • Aplicar métodos de estruturação de problemas e análise da decisão.

    + Interação com Startups
    + Mentoria

     

 

Nesta imersão os participantes vivenciarão os conteúdos, tendo acesso à aplicação de ferramentas de Big Data para análise macroeconômica dos setores industriais, permitindo a identificação de oportunidades, estruturação de estratégias e a ideação de modelos de negócios. 
Os participantes terão o apoio de mentoria especializada e contato com startups para a aplicação das ferramentas de estruturação e análise de dados para a tomada de decisão.

 

3    Objetivos:
    • Aplicar ferramentas de Desenvolvimento Integrado e Enxuto de Produtos;
    • Prototipar um Mínimo Produto Viável;
    • Aplicar Internet das Coisas.

    + Interação com Startups
    + Mentoria

 

 

Nesta imersão os participantes vivenciarão os conteúdos em um desafio - Hackathon - no qual terão que formar equipes multidisciplinares para prototipar um mínimo produto viável - MVP contendo tecnologias da indústria avançada. 

 

4    Objetivos:
    • Aplicar tecnologias de sensoriamento e aquisição de dados;
    • Aplicar tecnologias para conexão de processos;
    • Aplicar tecnologias e conceitos de máquinas inteligentes;
    • Verificar aplicações de manufatura aditiva;
    • Aplicar tecnologias de robótica colaborativa e autônoma.

    + Interação com Startups
    + Mentoria

 

Nesta imersão os participantes vivenciarão os conteúdos em um desafio - Hackathon - no qual terão que formar equipes multidisciplinares para simulação de uma linha de produção que contenha tecnologias e conceitos da indústria avançada.

 

5    Objetivos:
    • Aplicar conceitos de Integração Horizontal e Vertical;
    • Testar Realidade Virtual e Aumentada;
    • Simular Processos.

    + Interação com Startups
    + Mentoria

 

 

Nesta imersão os participantes vivenciarão os conteúdos em um desafio colaborativo no qual as equipes simularão a cadeia de valor de um produto ou serviço.

 

imersao       Será realizada uma experiência imersiva internacional para conhecer os principais expoentes da indústria avançada, centros de tecnologias e empresas pioneiras, com o objetivo de vivenciar as aplicações e as oportunidades de implantação das tecnologias e conceitos desta nova indústria. 

                                            Saiba mais

 

 

cronograma

ancoragem

barra

 

Imersão Internacional 

Quer conhecer os grandes expoentes mundiais da Indústria 4.0? Os participantes da Imersão Internacional percorrerão a Alemanha conhecendo as melhores práticas em indústria avançada. Uma oportunidade única de conhecer as principais instituições alemãs que desenvolvem a Indústria 4.0 no país em parceria com a Câmara Brasil Alemanha.

Parceria:

camara      

                senai

 

 

Data: 17 a 20 de abril de 2018
Público: Alunos do MBI Indústria Avançada e demais profissionais que tenham interesse na temática de Indústria 4.0 (engenheiros, especialistas, coordenadores, gerentes e diretores de empresas).

 

Pacote Imersão Internacional Indústria 4.0*:

  • 4 dias de imersão em Indústria 4.0
  • Logística dentro da Alemanha (entre as visitas e entre as cidades)
  • Acompanhamento especializado
  • Almoço (4 dias)

*Não está incluso:  As passagens Brasil – Alemanha - Brasil; transfer Aeroporto/Hotel/
Aeroporto; diárias de hotel, bem como as demais alimentações que deverão ser
providenciadas pelo participante.

**Para fins de organização de passagens: Local de Chegada dia 16/04 – Munique - Alemanha;
Local de Partida dia 20/04 – Berlim – Alemanha (a partir das 18h).

 

Ao concluir a imersão, o participante recebe certificado de extensão.

 

Investimento

8 x R$ 1.187,50 (até 15% de desconto, consulte a nossa política de descontos)

 

Programação

A programação poderá sofrer alterações de acordo com a disponibilidade dos parceiros.

TERÇA-FEIRA (17/4)
•    9h as 12: Briefing (BMWI, Acatech e Platform Industrie 4.0) – Munique
•    14h as 15h30: Universidade Técnica de Munique -  Munique
•    16h as 17h30: T-System - Centro de Inovação -  Munique
•    18h as 21h00: Translado de ônibus fretado para hotel em Stuttgart
 
QUARTA-FEIRA (18/4)
•    9h as 11h: Trumpf 
•    14h as 16h: Festo - Ostfildern
•    16h as 18h: Translado de ônibus fretado para hotel em Wurzburg

QUINTA-FEIRA (19/4)
•    10h as 12h: Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU)
•    14h as 16h: Bosch - Nürnberg
•    Translado de ônibus fretado para hotel em Berlim

SEXTA-FEIRA (20/4)
•    9h as 12h: Fraunhofer IPK - Berlim
•    14h as 16h: Deutsche Telekom (espaço de inovação aberta e incubação de startups) - Berlim
 

Instituições

As visitas serão realizadas em inglês. Confira as instituições que serão visitadas pelos participantes da Imersão Internacional:

Ministério Federal de Economia e Energia (BMWi) - Munique/ Berlim

bundesO objetivo do BMWi é promover o desenvolvimento da economia social de mercado e impulsionar a estrutura social alemã por meio da cooperação internacional. Tudo isso garantindo a competitividade da economia através da inovação em infraestrutura e tecnologia, e sustentabilidade. Suas principais políticas são investimento, inovação, internacionalização e sustentabilidade, entre outras.


Confira o site

 

Acatech (Academia Nacional de Ciência e Engenharia) - Munique/ Berlim

acatechAgência criadora da marca Indústria 4.0, a organização autônoma sem fins lucrativos representa os interesses das comunidades científicas e tecnológicas alemãs. A Acatech objetiva apoiar a transferência de conhecimento entre ciência e indústria, encorajando a próxima geração de engenheiros. Suas principais áreas de atuação são:  recomendações científicas, transferência de expertise e representação dos interesses da ciência e engenharia.


confira o site

 

Universidade Técnica de Munique (TUM) - Munique

tumFundada em 1868, a universidade está entre as melhores da Europa.  A TUM formou 13 ganhadores do Prêmio Nobel e vários inventores. Desde 2006, possui o título de “Universidade de Excelência”, uma iniciativa do Governo Federal da Alemanha e do Estado da Baviera. Comprometida com a formação de profissionais criativos e inovadores, a universidade é um lugar constante de criação e promissor para a Indústria 4.0, como o envolvimento no projeto MyJoghurt. 

confira o site

T-Systems - Munique

T-SystemsA T-Systems dá aos visitantes de seu centro de inovações na cidade de Munique (ICM) uma experiência em primeira mão das mais modernas soluções em tecnologia da informação e comunicação (TIC) em um ambiente que reflete as condições reais de uso de cada uma. O objetivo é permitir que participantes experimentem e compreendam os mais recentes desenvolvimentos e tendências de uma maneira mais pessoal. 

confira o site

Mercedes Benz - Stuttgart (a confirmar)

A transformação digital está mudando os produtos, bem como a sua produção. De módulo a módulo, a Mercedes-Benz está conectando toda a cadeia de valor automotiva - desde o design, até a produção, vendas e serviços.  A Mercedes-Benz entende a Indústria 4.0 como a digitalização de toda a cadeia de valor. Os processos físicos e digitais estão cada vez mais entrelaçados. Isso também inclui redes com clientes: suas necessidades e demandas são e continuam a ser o princípio orientador de todo o trabalho da empresa.

confira o site
 

Festo - Ostfieldern

festoA Festo é uma empresa líder em automação, treinamento técnico e desenvolvimento que tem seu centro corporativo em Stuttgart. Conta com ambientes de trabalho inovadores e eficientes em termos de recursos e sustentabilidade. Com a instalação de Esslingen-Berkheim, a base tecnológica voltada para a produção de válvulas, válvulas terminais e eletrônicos fica em Ostfildern – Scharnhausen. Além disso, os edifícios que abrigam a automação do processo e as divisões didáticas se localiza  em Denkendorf.


Confira o site

 

Siemens - Amberg

siemensA divisão “Digital Factory” da Siemens oferece uma variedade de produtos de hardware e software que possibilitam a integração de dados de desenvolvimento, produção e fornecedores. A unidade é um exemplo de automação, combinando o mundo virtual e real: produtos comunicam-se com máquinas e todo o processo é otimizado, integrado e controlado via tecnologia da informação. A inovação visa aumentar a flexibilidade e a eficiência da fabricação, de forma a economizar tempo e custos na engenharia.


Confira o site

 

Bosch - Nürnberg

boschO Grupo Bosch tem como objetivo a promoção da sustentabilidade através do desenvolvimento de tecnologias renováveis, acessíveis e a criação de meios de mobilidade seguros, limpos e econômicos. A planta de Nuremberg, além de utilizar da Indústria 4.0 como meio para otimizar sua produção, emprega o conceito para nivelar seu consumo de energia. Os dados são monitorados em tempo real e os parâmetros de todo processo são ajustados. 


confira o site

 

Instituto Fraunhofer de Sistemas de Produção e Tecnologia de Design IPK - Berlim

frauenhofOferece soluções de sistemas orientadas a aplicações que cobrem todo o espectro de uso industrial - desde o desenvolvimento de produtos, produção, manutenção de bens de capital e reciclagem para design e gerenciamento de operações fabris.  Fazem, também, a transferência de soluções de tecnologia de produção para áreas de aplicação fora da indústria, como transporte e segurança. Seu sistema de P&D ajuda a aprimorar a vantagem competitiva das empresas a longo prazo.


confira o site

 

rodapé

 

Mais informações 

Mais informações: mbi@sc.senai.br ou 48 3332-3160.

 

Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco