Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Alunos de Blumenau e São José se habilitam para seletiva nacional do mundial de profissões

Primeira fase da seletiva estadual foi realizada esta semana no SENAI em Blumenau. Na semana que vem, as provas serão em Joinville

Florianópolis, 14.07.2017 – Os estudantes Fernanda Luiz Rincaweski, Gabriele Raiser, Jonas Gabriel Rosa, Lucas Matheus dos Santos Correia e Matheus Sebastião Boaventura Nunes (de Blumenau) e Jailson Sandro Schüssler (de São José) são os primeiros estudantes catarinenses habilitados à seletiva nacional para a WorldSkills Competition, o torneio internacional de educação profissional, de 2019, na Rússia. Eles foram os vencedores na primeira fase da etapa estadual, encerrada nesta sexta (14), em Blumenau, respectivamente nas ocupações de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Vitrinismo, Construção em Alvenaria, Sistema de Construção Drywall, Mecânica de Automóveis e Sistemas de Transporte de Informações. Agora, esses estudantes, todos do SENAI/SC, entidade da FIESC, terão que continuar treinando e evoluindo para assegurar a vaga para a fase nacional.

Em todas as etapas da competição, os estudantes realizam tarefas típicas das profissões e ocupações para as quais estão se formando. Eles são avaliados pela excelência do produto final e pelos conhecimentos, habilidades e atitudes que demonstram. Os critérios de julgamento atendem as demandas do mercado de trabalho e do que é esperado de um trabalhador do século XXI.

“É muito importante não só ganhar a medalha de ouro, mas entender que participar desse evento é adquirir conhecimento e experiência através da competição. A expectativa agora é treinar para chegar até a Rússia”, disse Gabriele Raiser, a vencedora em Vitrinismo,  de Blumenau

Aluno do SENAI em São José e ouro em STI, Jailson Sandro Schussler, destaca que “sentir a pressão da competição é muito bom porque você se esforça pra dar o melhor; mesmo se não tivesse vencido, só a questão de participar e buscar meu melhor desempenho já seria uma vitória”, afirmou

O diretor do SENAI em Blumenau, Jacir Luiz Lenzi, enfatizou que “o ser humano é movido pelo sonho. Vimos nossos competidores colocando esse combustível à prova e se superando nesta última semana. Os resultados foram extraordinários”.

O coordenador estadual das seletivas, André Leopoldino de Souza, salientou que “a Olimpíada do Conhecimento é um evento com alto padrão de qualidade e rendimento técnico intenso. Tivemos desempenhos muito bons e que vamos fortalecer ainda mais para a etapa seletiva nacional”.

As seletivas estaduais prosseguem na próxima semana nas duas escolas do SENAI em Joinville. Na unidade Norte (rua Arno Waldemar Döhler, 957 - Zona Industrial Norte) ocorrem as disputas em Tornearia CNC (com competidores de Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Luzerna); Fresagem CNC (com alunos de Joinville e São Bento do Sul) e Construção de Moldes, no qual um estudante de Joinville terá que alcançar as notas mínimas para se habilitar à fase nacional. A mesma situação será vivida por outro estudante de Joinville, da área de confeitaria, cuja prova será na unidade Sul (avenida Coronel Procópio Gomes, 911 - Bucarein).

As demais etapas serão em Jaraguá do Sul (31 de julho a 4 de agosto), Florianópolis e São José (7 a 11 de agosto), Chapecó e Luzerna (14 a 18 de agosto), Lages e Rio do Sul (de 28 de agosto e 1º de setembro) e São Bento do Sul (de 18 a 22 de setembro).

Worldskills Competition

Enquanto um total de 59 estudantes disputam vagas em 30 ocupações para a WorldSkills Competition de 2019 na Rússia, cinco catarinenses já estão classificados para a edição de outubro de 2017, em Abu Dhabi. Rodrigo Keller (de Joinville, em Fresagem CNC), Bruno Davila Gruner (de Jaraguá do Sul, em Polimecânica), Rafael De Borba (de Palhoça, em Manutenção de Aeronaves), Eric Cristhiano Marcelino da Silva (de Tubarão, em Web Design) e Ana Carolina Gomes Jacinto (de Blumenau, em Vitrinismo) são os catarinenses que integrarão a delegação brasileira no Mundial deste ano.

Conheça os medalhistas da etapa de Blumenau:

Sistemas de Transporte de Informação - STI

Ouro: Jailson Sandro Schüssler (São José)

Prata: Claudio Roberti (Blumenau)

Aplicação de Revestimentos Cerâmicos

Ouro: Fernanda Luiz Rincaweski (Blumenau)

Construção em Alvenaria

Ouro: Jonas Gabriel Rosa (Blumenau)

Sistema de Construção Drywall

Ouro: Lucas Matheus dos Santos Correia (Blumenau

Mecânica de Automóveis

Ouro: Matheus Sebastião Boaventura Nunes (Blumenau)

Vitrinismo

Ouro: Gabriele Raiser (Blumenau)

 

Assessoria de Imprensa

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.