Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Laboratório de bebidas do SENAI em Pinheiro Preto recebe acreditação

É o primeiro laboratório de Santa Catarina a ser acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para cervejas, destilados e não alcoólicos

Florianópolis, 25.5.2016 – Indústrias de bebidas de Santa Catarina podem contar com mais uma ferramenta para elevar a qualidade de seus produtos. O Laboratório da Tecnologia de Bebidas (Lateb), que integra a rede SENAI/SC, entidades da FIESC, de laboratórios de metrologia e o Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro - CGCRE (sob o número CRL 1033). 

Instalado em Pinheiro Preto, no Meio Oeste de Santa Catarina, o Lateb é equipado com alta tecnologia focada para a realização de ensaios laboratoriais ao segmento de bebidas de Santa Catarina. O escopo acreditado, conforme a norma NBR ISO/IEC 17025:2005, envolve ensaios químicos, nas matrizes de fermentados alcoólicos, não alcoólicos, destilados, vinhos, vinagres e cervejas. O laboratório já trabalha para a ampliação do escopo, visando atender plenamente as necessidades das indústrias de bebidas do Estado.

Os ensaios permitem e facilitam o controle de qualidade, atendimento ao marco regulatório, quebra de barreias técnicas, certificação de produtos e processos e desenvolvimento de produtos, entre outros.

Esta é a 11ª acreditação pelo Inmetro de serviços oferecidos pelos laboratórios do SENAI/SC desde 1997. Já são mais de 400 ensaios acreditados prestados em Blumenau, Brusque, Criciúma, Chapecó, Rio do Sul e São Bento do Sul. No total, a Rede de Laboratórios do SENAI/SC possui 16 unidades.

Conforme a coordenadora do Laboratório, Deise Ferreira de Souza, a acreditação pela Cgcre é um pré-requisito para o credenciamento no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, habilitação que será buscada no segundo semestre de 2016 e que permitirá a realização de ensaios para importação, exportação, análise fiscal. “A acreditação comprova que os ensaios realizados pelo Laboratório são confiáveis e fidedignos”, afirma. Este é o primeiro laboratório de bebidas do Estado a obter a acreditação para cervejas, destilados e não alcoólicos. 


FIESC Imprensa
Ivonei Fazzioni
48 3231-4673
48 8421-3600
ivonei@fiesc.com.br


Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.