Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SC garante quatro vagas no mundial de profissões de 2017 em Abu Dhabi

Alunos do SENAI em Joinville, Tubarão, Palhoça, Jaraguá do Sul, Blumenau e Rio do Sul conquistaram quatro medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze na Olimpíada do Conhecimento, seletiva para a WorldSkills Competition

Florianópolis, 12.8.2016 – Estudantes do SENAI/SC, entidade da FIESC, asseguraram quatro medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, que é classificatória ao WorldSkills. Além das conquistadas nas semanas anteriores, nas provas encerradas nesta sexta-feira (12), Rafael Borba, de Tijucas e aluno da unidade de Palhoça, recebeu a medalha de ouro na ocupação de manutenção de aeronaves, enquanto Ana Carolina Gomes Jacinto (Blumenau) conquistou a prata em vitrinismo. Já os estudantes Jonas Crecencio da Silva (Tubarão) e Alessandra Jochem (Rio do Sul) conquistaram o bronze, respectivamente em gestão de sistemas de redes TI e mecânica industrial (prova em Salvador BA). 

Na solenidade de premiação das ocupações de manutenção de aeronaves e  gestão de sistemas de redes TI, realizadas em Florianópolis,  o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou a importância da Olimpíada do Conhecimento e da WorldSkills para o desenvolvimento da educação profissional. “A velocidade com que as transformações tecnológicas estão acontecendo exige trabalhadores técnicos, engenheiros, profissionais extremamente qualificados para o mundo do trabalho, que se transforma praticamente a cada dia”, afirmou. “A Indústria 4.0 está chegando com muita rapidez no Brasil. Segundo o Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças de hoje vão trabalhar em profissões que ainda não existem”, ressaltou.

De pai para filho

“Essa medalha é dividida igualmente entre todos os que me ajudaram a chegar até aqui”, disse Rafael de Borba. “O treinamento agora para a WorldSkills vai ficar mais pesado ainda e as notas têm que aumentar a cada dia. Se hoje fui ótimo, amanhã terei que ser perfeito”, destacou, falando da preparação para a etapa internacional. O incentivo para que Rafael estudasse no SENAI veio do pai, Carlos, que no final da década de 1970 realizou curso de mecânica de ajustagem na instituição, em Joinville, e hoje supervisiona a linha de produção de uma indústria do setor metalmecânico em Tijucas. “O SENAI tem um significado grande na minha vida. Com 14 anos, fiz dois anos de curso, comecei minha profissão e hoje sustento a minha vida através do SENAI. Por isso o encaminhei [para a instituição], fez dois cursos e este é o terceiro. Significa uma nova esperança e uma profissão. Hoje ele pode agradecer muito ao SENAI”, disse. “Ele é um é um vencedor”, disse o pai, orgulhoso.

Nessas competições de educação profissional, os estudantes realizam atividades típicas de cada profissão e são avaliados pelos conhecimentos, habilidades e atitudes que demonstram. Os medalhistas de ouro nas seletivas garantirão a participação no WorldSkills se ao longo do período de preparação alcançarem melhoria de desempenho nas provas de índice que realizarão. 

Além de Rafael Borba, conquistaram ouro, nas semanas anteriores, os estudantes catarinenses Eric Cristhiano Marcelino da Silva (Tubarão), em web design; Rodrigo Keller (Joinville), em fresagem CNC, e Bruno Davila Gruner (Jaraguá do Sul) em polimecânica. As outras medalhas conquistadas anteriormente foram por Jackson Pereira Leite (Joinville), prata em tornearia CNC, e por Dionatan Brancher (também de Joinville) terceiro lugar em engenharia de moldes para polímeros. As provas de Vitrinismo e  Mecânica Industrial foram realizadas, respectivamente, em Teresina-PI e Salvador-BA.

 

Os medalhistas do SENAI/SC:

 

Ouro 
Bruno Davila Gruner - Jaraguá do Sul – em polimecânica;

Eric Cristhiano Marcelino da Silva – Tubarão - em web design; 

Rafael De Borba – de Tijucas, estudante em Palhoça) - em manutenção aeronáutica;

Rodrigo Keller – Joinville - em fresagem CNC.

 

Prata
Ana Carolina Gomes Jacinto – Blumenau – vitrinismo;

Jackson Pereira Leite (Joinville), prata em tornearia CNC.

 

Bronze

Alessandra Jochem - Rio do Sul - mecânica industrial;

Dionatan Brancher – Joinville - em engenharia de moldes para polímeros;

Jonas Crecencio da Silva - Tubarão - administração de sistemas de redes.

 

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Assessoria de Imprensa

Ivonei Fazzioni

48 3231-4673 - 48 8421-3600 - ivonei@fiesc.com.br

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.