Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SENAI apresenta à comunidade estrutura física e projetos de alunos

Objetivo do Mundo SENAI é aproximar a sociedade do universo da educação profissional, mostrando as oportunidades para o desenvolvimento de carreiras na indústria

Florianópolis, 28.9.2016 – Projetos desenvolvidos por estudantes em aulas práticas são apresentados à comunidade nesta quarta e quinta-feira (28 e 29), no Mundo SENAI. A instituição abre as portas de suas unidades para que as pessoas em geral conheçam a estrutura laboratorial e o modelo pedagógico adotado, que leva os alunos a vivenciarem na prática situações reais da indústria. Durante a programação do evento são realizadas palestras, oficinas e visitas guiadas para apresentar opções de cursos que qualificam para o trabalho na indústria. Em Santa Catarina, o SENAI integra a FIESC.

Clique aqui para conferir a programação de cada cidade e aqui para ver a cobertura fotográfica do Mundo SENAI em Santa Catarina.

 

Veja os destaques em algumas regiões de SC:

 

Alto Vale do Itajaí

Em Rio do Sul a programação iniciou com a palestra “Business Transformation Awake: Despertando a consciência para a transformação”, ministrada pela consultora Fernanda Nath, da Ginkko LTDA. O público também ?conheceu o case da empresa G13, de Presidente Getúlio, que firmou parceria com o SENAI para a implantar o programa Melhoria do Desempenho Industrial (MDI). Nesta quinta-feira, será realizado o Workshop Aprendizagem Industrial e apresentação do case da empresa Rovitex, de Ituporanga. 

Oeste

Em Chapecó, são apresentados mais de 40 projetos desenvolvidos pelos estudantes e professores do SENAI. A programação geral do evento contempla a 3ª Mostra Científica da Faculdade de Tecnologia SENAI Chapecó, demonstrações laboratoriais e de projetos, minicursos, atrações culturais e exposições.

Serra

Para atrair a atenção dos visitantes, os professores do SENAI em Lages se propuseram a fazer uma apresentação diferente, caracterizando-se como Eisntein e Darwin. A proposta se inspira no conceito de que aprender química é mais fácil quando se tem como professores grandes nomes da ciência mundial. A ideia foi bem recebida pelos visitantes, que se divertiram aprendendo um pouco mais no laboratório de química, física e biologia. Num experimento com gás nitrogênio foi possível voltar na história e imaginar como ocorreu o desastre de Hinderburg, no ano de 1937, em Nova Jersey (EUA), quando uma grande explosão deixou 36 mortos.

Foz do Itajaí

Em Itajaí, cerca de 700 alunos das cidades de Navegantes, Piçarras, Penha e Itajaí participaram do primeiro dia do Mundo SENAI. Esse ano, além das apresentações dos cursos, os visitantes podem participar e conhecer na prática cada modalidade. Na oficina de moda com produções de croquis, na tecnologia da informação a prática é com servidores e terminais, na elétrica os alunos estão fazendo instalações elétricas para realmente ter uma noção de como funciona e no curso de alimentos, estão conhecendo sobre os alimentos mais saudáveis, específicos para diabéticos e com redução de glúten. Toda essa prática tem apresentado resultados. No período da tarde, o Senai já recebeu ligações de pais dos alunos que participaram no período da manhã e gostaram das atividades.

Vale do Itapocu

Familiares de jovens e adolescentes podem conhecer a proposta do ensino médio em tempo integral que o SENAI implantará em Schroeder, a partir do ano letivo de 2017 e cujas matrículas já estão abertas. Outra novidade é a introdução do conceito da Faculdade Colaborativa SENAI, projeto que conta com a parceria de 9 empresas - Marisol, Proma Construções, Sol Paragliders, Indumak, Festo Automação, Minipa Instrumentação Elétrica, Audaces Automação e o Google. As empresas participam da estruturação de salas de aula em que os alunos desenvolvem soluções de acordo com cada segmento. A iniciativa também entrará em vigor em 2017. No Mundo SENAI, a estimativa da unidade é de receber nos dois dias 5 mil pessoas entre estudantes de escolas da região do Vale do Itapocu (Jaraguá, Guaramirim, Schroeder, Corupá e Massaranduba), além de representantes de empresas e da comunidade em geral e os alunos do SENAI, que estão envolvidos na programação. No caso das escolas o público-alvo é formado por alunos do 9º ano do ensino fundamental, e do ensino médio.

Norte Nordeste

Em Joinville, as unidades do SENAI Norte e Sul devem receber cerca de 1.800 estudantes de escolas públicas durante os dois dias do Mundo SENAI. Os visitantes vão conhecer as dependências e os projetos que são desenvolvidos pela instituição.

Alto Uruguai

Em Concórdia a programação se iniciou com um encontro com a imprensa. Os jornalistas, a exemplo dos demais visitantes conheceram a estrutura da unidade local. Eles visitaram os laboratórios e tiveram acesso às informações sobre cursos e metodologia de ensino. Em torno de 700 pessoas passaram pela unidade no primeiro dia do evento.

Centro-Norte

Um dos projetos em exposição e focados na resolução de problemas reais da indústria é o Apple Drage, que consiste em dragear (envolver em camada de doces) cubos de maçã desidratada agregando valor e inovação. Este projeto, exposto no SENAI Videira surgiu da necessidade de uma empresa da região que procurava um novo produto para o mercado consumidor. Os estudantes da Aprendizagem Industrial em Alimentos se dedicaram ao projeto com o intuito de buscar soluções para este desafio. Na região Centro Norte, o evento é realizado nas unidades Caçador, Videira, Fraiburgo, Canoinhas, Curitibanos e Porto União.

 

Assessoria de Imprensa da FIESC

48 3231 4244 | 48 9176 2505

imprensa@fiesc.com.br

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.