SENAI em Joinville sedia etapa estadual de torneio de educação profissional

De 17 a 21 de julho, estudantes da instituição disputam vaga para a delegação catarinense na fase nacional em quatro ocupações industriais
Imprimir
  • Rodrigo Keller, de Joinville, já participou das seletivas em anos anteriores e está classificado para o mundial, em outubro (Foto: André Kopsch)

Florianópolis, 13.7.2017 – Com o sonho de chegar à WorldSkills Competition, o torneio internacional de Educação Profissional de 2019 na Rússia, oito estudantes do SENAI/SC disputam a seletiva estadual na próxima semana em Joinville. Dos dias 17 a 21 de julho, a cidade sedia as provas nas ocupações de Tornearia e Fresagem a CNC, Construção de Moldes e Confeitaria. O sonho deles é repetir o feito de Natã Barbosa, que, quando aluno do próprio SENAI em Joinville, conquistou a medalha de ouro no mundial de Londres na ocupação de Web Design. Ou de Rodrigo Keller, também de Joinville, e que já está classificado para o mundial de 2017, que será realizado em outubro, em Abu Dhabi.

Nessas competições, os estudantes realizam tarefas típicas das profissões e ocupações para as quais estão se formando. Eles são avaliados pela excelência do produto final e pelos conhecimentos, habilidades e atitudes que demonstram. Os critérios de julgamento atendem as demandas do mercado de trabalho e do que é esperado de um trabalhador do século XXI.

As provas em Joinville serão realizadas nas duas escolas locais do SENAI. Na unidade Norte (rua Arno Waldemar Döhler, 957 - Zona Industrial Norte) ocorrem as disputas em Tornearia CNC (com competidores de Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Luzerna); Fresagem CNC (com alunos de Joinville e São Bento do Sul) e Construção de Moldes, no qual um estudante de Joinville terá que alcançar as notas mínimas para se habilitar à fase nacional. A mesma situação será vivida por outro estudante de Joinville, da área de confeitaria, cuja prova será na unidade Sul (avenida Coronel Procópio Gomes, 911 – Bucarein).

As provas seletivas estaduais se iniciaram nesta semana, em Blumenau, e prosseguem até o dia 22 de setembro, com etapas nas cidades de Jaraguá do Sul (31 de julho a 4 de agosto), Florianópolis e São José (7 a 11 de agosto), Chapecó e Luzerna (14 a 18 de agosto), Lages e Rio do Sul (de 28 de agosto e 1º de setembro) e São Bento do Sul (de 18 a 22 de setembro). No total, 59 estudantes do SENAI em todo o Estado, competem em 30 ocupações industriais.

WorldSkills Competition

Em Abu Dhabi, Rodrigo Keller disputará na ocupação de Fresagem CNC. Além dele, Bruno Davila Gruner (de Jaraguá do Sul, em Polimecânica), Rafael De Borba (de Palhoça, em Manutenção de Aeronaves), Eric Cristhiano Marcelino da Silva (de Tubarão, em Web Design) e Ana Carolina Gomes Jacinto (de Blumenau, em Vitrinismo) são os outros catarinenses que integrarão a delegação brasileira no Mundial.

Referência Mundial

O SENAI em Joinville é referência mundial em educação profissional. Em 2017, foi escolhido pela Rússia para desenvolver e preparar a delegação deste país nas áreas de CNC, Eletrônica Analógica e Digital, Fresamento Convencional, Metrologia, Soldagem e Usinagem. "Como reconhecimento desta referência mundial, entre 13 de março e 8 de abril, a delegação Russa esteve na unidade do SENAI em Joinville para a primeira etapa da preparação e, posteriormente, a equipe de experts do SENAI em Joinville viajou para a Rússia para dar sequência à segunda etapa da preparação da equipe", destaca o diretor da unidade, Marcos Hollerweger.

Assessoria de Imprensa  
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina