Provas internacionais elevam padrão da educação profissional do SENAI

133 estudantes da instituição em todo o Estado começam a disputa que pode levá-los à WorldSkills Competition de 2017, em Abu Dabi
Imprimir
  • Rodrigo Campos e os competidores da ocupação de mecânica de aviação. Foto: Ivonei Fazzioni
  • Jeferson Bachtoldt, competidor da ocupação de mecânica automotiva. Foto: Elida Ruivo
  • Reinaldo e Rosana Bachtoldt, pais do estudante Jeferson. Foto: Elida Ruivo

Veja a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC.
 

Joinville, 27.10.2015 – As tecnologias, provas e exercícios aplicados na WorldSkills Competition (o torneio internacional de educação profissional) e nas etapas nacionais da Olimpíada do Conhecimento, são cada vez mais incorporados ao dia a dia dos cursos do SENAI/SC. A prática vem sendo estimulada pela entidade como forma de elevar a qualidade da educação oferecida. Assim, como analisa o instrutor da área de mecânica de aviação Rodrigo Campos, da unidade de Palhoça, “os cursos se consolidam com padrão internacional”.

Nesta terça-feira, 133 estudantes do SENAI/SC em todo o Estado começaram provas na Etapa Estadual da Olimpíada do Conhecimento, que podem levá-los à etapa internacional, em Abu Dabi, em 2017. “O evento simboliza a forma com que o SENAI faz educação, valorizando o desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores”, destaca o diretor técnico do SENAI de Santa Catarina, Maurício Cappra Pauletti. As competições são realizadas nas cidades de Joinville, São Bento do Sul, Blumenau e Jaraguá do Sul.

O caso da mecânica de aviação é emblemático. Na recente etapa internacional, realizada em agosto na cidade de São Paulo, Rodrigo Campos classificou-se entre os dez melhores estudantes do mundo na ocupação, contribuindo para que o Brasil alcançasse o primeiro lugar na classificação geral. As bancadas utilizadas naquelas provas foram doadas ao SENAI de Palhoça, onde Campos deixou de ser estudante para se tornar instrutor e, agora, avaliador-líder na etapa estadual. Ele também é o treinador dos três competidores. “Não desisti da medalha, se não a trouxe como competidor, vou buscá-la como treinador”, afirma.

Apoio dos pais 
O primeiro dia de provas da Olimpíada do Conhecimento deixou muitos estudantes ansiosos pela busca de um bom desempenho. Jeferson Bachtoldt, por exemplo, contou com o apoio dos pais, agricultores de Joinville, que vieram conferir a participação do filho no torneio, em Blumenau. O jovem de 19 anos disputa as provas na ocupação de mecânica automotiva.

O pai de Jeferson, Reinaldo Bachtoldt, conta que ao perceber o interesse do filho pela área começou a adquirir ferramentas para Jeferson desenvolver as habilidades de um mecânico. A mãe, Rosana Bachtoldt, lembra que o filho nunca faltava às aulas, mesmo quando criança. “Sempre incentivamos que ele estudasse. Jeferson é muito determinado, por isso se dedica ao máximo àquilo que acredita”, ressalta a mãe, orgulhosa. 

Além de aprendizagem industrial, Jeferson fez curso técnico em mecânica automotiva no SENAI de Joinville, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Trabalho e Ensino Técnico (Pronatec). Para a Olimpíada, ele treinou durante um ano todas as noites após o expediente que cumpre na oficina autorizada da Honda, em Joinville. “O controle emocional é o maior desafio aqui na Olimpíada e ter os pais por perto ajuda a encarar as provas”, afirma o estudante. Jeferson quer cursar engenharia mecânica e abrir sua própria oficina.

Mais de 100 ações estão sendo realizadas nas quatro cidades que recebem a Olimpíada do Conhecimento. As oficinas são gratuitas à comunidade e as inscrições podem ser feitas na secretaria do SENAI da sua cidade. 

Patrocinadores

A etapa estadual catarinense 2015 da Olimpíada do Conhecimento tem o patrocínio de Lectra, Mecatronix (Neoyama), Audaces, Komeco, Amanco, BWM, Minipa, Yuzhou, SCM Tecmatic, Altenburg, Bondmann, Romi, Parcus, Wifer, Deb’Maq, Adeptmec, Tractebel, Mastercam, Arcelor Mittal, Automatus, Mogk, Condor, Buddemeyer e Virtual Automação.

Serviço
Etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento

Nas unidades do SENAI Joinville Norte I (Rua Arno Waldemar Döhler, 957 – Zona Industrial Norte); São Bento do Sul II (Rua Reinaldo Mallon, 488 - Serra Alta); Blumenau (Rua São Paulo, 1147 - Victor Konder) e Jaraguá do Sul (Rua Isidoro Pedri, 263 - Rio Molha).
De terça (27) a quinta (29), das 10 às 19 horas.
Premiação: sexta-feira, dia 30, 15 horas, no SENAI em Jaraguá do Sul. 

FIESC Imprensa
Ivonei Fazzioni
48 3231-4673
48 8421-3600
ivonei@fiesc.com.br

Elida Hack Ruivo
48 3231 4244
48 9176 2505
elida.ruivo@fiesc.com.br