Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

A 4°Revolução industrial e o futuro da indústria de alimentos

Compartilhar:

Publicado em 06/05/2019

4ª Revolução Industrial

 

Olá!!

Você se sente preparado para atender às expectativas de sua empresa? Lembra qual foi o último curso que realizou após a faculdade? Você compreende bem a diferença de inovação disruptiva e incremental?


Há tempos atrás você não tinha tantas habilidades, e ao passo que evoluímos e adquirimos experiência, somos instigados a desafios maiores a cada dia. Se não tínhamos sensibilidade com gestão de pessoas, hoje somos responsáveis por equipes de alta performance, as quais esperam de nós uma excelente gestão e liderança. Se não tínhamos a habilidade para aproveitamento de recursos e ajustes de processos, hoje os segmentos industriais só falam em manufatura enxuta, ou em outras palavras, Lean manufacturing. 


Em se tratando da indústria de alimentos, estamos lidando com a vulnerabilidade do mercado consumidor, por exigentes e nem tão fiéis consumidores aos lançamentos ofertados. Os modismos concorrem entre si, e as empresas são desafiadas a lançar novos e inovadores produtos para este público tão exigente. 


Se antes tínhamos perfil técnico para atender as indústrias, hoje com a era da Indústria 4.0 e o novo perfil de consumidor, devemos desenvolver novas habilidades para gerenciamento de P&D, estabelecer uma conexão assertiva com os stakeholders, conhecer a aplicar novas ferramentas e abordagens para gestão da qualidade e segurança de alimentos. 


Hoje são diversas as tecnologias que estão à disposição das atividades as quais podem amplamente servir de gatilhos para desenvolvimento de novas soluções e produtos inovadores como a hibridização e big data, muito presentes nas maiores organizações geradoras de riqueza do mundo. Porém, com tanta tecnologia, surgem as mais ardilosas armadilhas do mundo empresarial, com riscos para o qual toda a informação está exposta: sabotagem, DDoS, Malwares, engenharia social e muito mais. Sua informação é muito valiosa para cair em mãos erradas, não é? Você pode gerar competividade e maiores lucros, estando ciente das normas e procedimentos mundialmente utilizados para nuvem e toda gestão de segurança da informação.


E você, como pode contribuir para a inovação da sua organização? Ou mesmo se manter ativo e competitivo em uma indústria em constante transformação?

 

Elis Sonza


 

 

 

 

 

 

Elisa Sonza

MSc. Ciência e Tecnologia de Alimentos

Faculdade SENAI/Chapecó

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.