Inscrição/Regulamento

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INSCRIÇÃO

 

É responsabilidade do participante:

  • - Manter atualizados todos os dados cadastrais junto ao PEP-SENAI/SC.
  • - Assinalar o(s) parâmetro(s) e matriz(es) desejados.

Os valores dos parâmetros encontram-se na programação das rodadas.

 

CONFIRMAÇÃO

A inscrição poderá ser considerada efetivada somente após o recebimento de e-mail encaminhado pelo PEP-SENAI/SC confirmando a inscrição.

 

REGULAMENTO

1. PRÉ-REQUISITOS PARA A REALIZAÇÃO DAS RODADAS

​As rodadas dos Programas de Ensaios de Proficiência serão realizadas somente se houver um número mínimo de 06 (seis) participantes inscritos nos parâmetros quantitativos e 03 (três) participantes nos parâmetros qualitativos, visando garantir um tratamento estatístico adequado. Nos casos de não ser atingido o número mínimo de inscritos no parâmetro da rodada, o participante terá automaticamente cancelada a sua inscrição. Para solicitar nova participação deverá realizar a inscrição na rodada em que o parâmetro estiver disponível.

Para a realização da rodada Intralaboratorial o laboratório participante, deve ter no mínimo 03 analistas para realização do ensaio no parâmetro de interesse.

Caso haja necessidade de cancelamento da rodada em determinado parâmetro, o participante será avisado, através de e-mail, com antecedência.

O cancelamento da participação do laboratório no(s) parâmetro(s) da rodada só será(ão) aceito(s) se solicitado por e-mail ou fax devidamente assinado pelo responsável, com  no mínimo, 30 (trinta) dias de antecedência da data de envio das amostras.

 

2. ENVIO DAS AMOSTRAS

As amostras são enviadas aos participantes por meio de empresa transportadora selecionada pelo SENAI-SC. O tempo médio para recebimento, a partir da data de envio, é de 5 dias úteis para participantes do Brasil e de 10 a 15 dias para participantes de outros países.

A data de envio das amostras será informada por e-mail uma semana antes da distribuição dos itens de ensaio. Quando houver necessidade de reenvio de amostras, o caso deverá ser submetido para análise e aprovação do Comitê Técnico do PEP-SENAI/SC.

Os custos de envio das amostras (frete) são de responsabilidade dos PEP-SENAI/SC.

 

3. RECEBIMENTO DAS AMOSTRAS PELO PARTICIPANTE

No recebimento das amostras o participante deverá preencher em até 24 horas o check-list referente ao material recebido na rodada.

O participante é o responsável pelo recebimento das amostras, devendo viabilizar todas as condições para que possa recebê-las no seu laboratório, incluindo documentos exigidos pelas alfândegas dos seus respectivos países.

Caso a amostra não seja recebida no prazo estipulado, o cliente deve informar o PEP-SENAI/SC. Esta informação será avaliada pela coordenação e poderá ser transferida para a próxima rodada em que os mesmos parâmetros sejam oferecidos, não cabendo devolução dos valores da inscrição.

 

4. ANÁLISE DOS ITENS DE ENSAIO

Os laboratórios participantes devem tratar os itens de ensaios da mesma forma que as amostras ensaiadas na rotina do laboratório. A seleção do método analítico fica a critério de cada laboratório.

Os participantes devem declarar a metodologia analítica utilizada ao reportar os resultados.  Para os programas de ensaios de proficiência deve ser declarada no site específico. E, para os programas intralaboratoriais através do preenchimento dos formulários encaminhados via e-mail. 

O laboratório deve realizar os ensaios de acordo com os parâmetros recebidos.

4.1 PROGRAMAS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA

Cada participante receberá por e-mail, login e senha para acesso à página de entrada de resultados. Informações adicionais para preenchimento das planilhas serão fornecidas nas instruções do PEP que acompanham os itens de ensaio.

A página estará liberada para a entrada de resultados a partir da data de envio das amostras aos participantes e os resultados podem ser alterados, se necessário, até a data estabelecida para envio.

Os prazos para realização dos ensaios e entrada dos resultados no site são informados nas instruções das rodadas que acompanham os itens de ensaio.

 

5. RESULTADOS

É de total responsabilidade do participante o preenchimento dos resultados de forma correta.

​5.1 PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA

Os resultados devem ser reportados no site do provedor, por meio de login e senha disponibilizada anteriormente.

Informações adicionais para preenchimento, prazos para realização dos ensaios e envios dos resultados são informados nas instruções das rodadas. Após este período, não será possível a inclusão dos resultados.

5.2 INTRALABORATORIAL

Os resultados devem ser reportados nos formulários e encaminhados por e-mail ao provedor. Os formulários para preenchimento dos resultados são auto-explicativos e as informações adicionais para preenchimento dos mesmos serão fornecidas nas instruções da rodada.

Os prazos para realização dos ensaios e envios dos resultados são informados nas instruções das rodadas.

 

6. ENVIO DOS RELATÓRIOS
6.1 PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA

O relatório final da rodada estará disponível no site do provedor conforme cronograma das instruções enviadas na rodada.

O custo para o envio de uma via do relatório em meio físico (forma impressa) será de R$ 50,00.

Os certificados para os participantes que obtiverem resultado satisfatório será enviado via e-mail ao final da rodada. O custo para o envio de uma via do certificado em meio físico (forma impressa) será de 30,00. 

6.2 INTRALABORATORIAL

O relatório da rodada Intralaboratorial será disponibilizado por e-mail conforme cronograma das instruções enviadas na rodada. E posteriormente enviados aos participantes por correio.

 

7. PAGAMENTO
7.1. LABORATÓRIOS LOCALIZADOS NO BRASIL

A nota fiscal e o boleto bancário serão enviados por e-mail ao participante.
Prazo de Pagamento: 30 (trinta) dias a contar da data de emissão da nota fiscal.
Condições Especiais de Pagamento: a solicitação deve ser formalizada por carta ou e-mail devidamente assinada pelo responsável, estando sujeita a aprovação.
Não aceitamos depósito bancário.

7.2. LABORATÓRIOS LOCALIZADOS EM OUTROS PAÍSES

O documento para pagamento será enviado ao participante após a inscrição.
Prazo de Pagamento: 30 (trinta) dias a contar da data de emissão do documento.
O pagamento será efetuado por depósito bancário (Câmbio).
Todas as taxas envolvidas no processo de câmbio são de responsabilidade do participante.

 

8. INFORMAÇÕES ADICIONAIS
8.1 EQUIPE TÉCNICA

A equipe técnica dos PEP-SENAI/SC é composta por engenheiros de alimentos, engenheiros industriais químicos, biólogos e tecnólogos de alimentos.

Para auxiliar nas análises estatísticas, quando necessário, contrata os serviços de estatísticos e/ou quimiometristas. E, se pertinente, contrata consultoria especializada em relação às normas aplicadas e à capacitação dos técnicos.

Para realizar melhorias no aplicativo computacional de gerenciamento da sua rotina, LABWIN, contrata os serviços do especialista em desenvolvimento de softwares aplicados aos ensaios de proficiência da empresa LABWIN.

Nestes casos, o provedor exige que os especialistas trabalhem em conformidade com o sistema de gestão adotado pelo provedor.

8.2 CONFIDENCIALIDADE E SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

Cada participante é tratado de forma confidencial e identificado nos relatórios através de um número gerado aleatoriamente, de conhecimento exclusivo do participante. O acesso às informações é realizado através de senha de segurança.