PROVEDOR DE ENSAIO DE PROFICIÊNCIA - PEP

Imprimir

Introdução

A participação em Programas de Ensaios de Proficiência permite avaliar continuamente os laboratórios, orientando na detecção dos erros, propiciando o aprimoramento das técnicas operacionais e a melhoria da qualidade das medições.

Bons resultados nestes programas garantem maior confiabilidade para os clientes e desempenham um importante papel na aceitação do laboratório pelos organismos credenciadores ou certificadores.

A análise de um item de ensaio externo para confirmação da qualidade como parte do procedimento de rotina do laboratório fornece uma comparação objetiva em relação a um item de ensaio de referência e permite uma comparação dos resultados físico-químicos e microbiológicos obtidos pelos laboratórios participantes.

O SENAI SC trabalha desde 2002 com Programas de Ensaios de Proficiência em matrizes de alimentos (PEP-LANAL). Em 2009, ampliou o escopo para matrizes de água e efluentes industriais (PEP-LANAE).

Os Provedores PEP-SENAI/SC são acreditados pela CGCRE desde 01/09/2011 e seu sistema de gestão da qualidade atende aos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17043:2011.

Clique aqui para ver no site do INMETRO o escopo dos Provedores PEP-SENAI/SC cujos números das acreditações são PEP 0010 e PEP 0011.

 

TRATAMENTO DE DADOS E RELATÓRIOS

Os laboratórios serão avaliados por meio do índice-z (Z-score), que possibilita avaliar sua exatidão, além de permitir comparar seu desempenho com o de outros participantes.

Os relatórios são acompanhados de fundamentos, informações sobre as amostras, comentários, tabelas e gráficos.

 

Exemplo de Tabela de Resultados Microbiológicos 


 

Exemplo de Tabela de Resultados Físico-químicos


 

Exemplos de Gráficos de Z-Score e Dispersão