Intralaboratorial

Imprimir

A participação em Intralaboratoriais permite avaliar continuamente a proficiência dos técnicos e obter o valor de variância de repetitividade agrupada do laboratório para cada técnica de ensaio; orienta na detecção de erros, propiciando o aprimoramento das técnicas operacionais e a melhoria da qualidade das medições.

Por meio da realização dos ensaios Intralaboratoriais pode-se saber com que precisão estão sendo emitidos os resultados obtidos pelo laboratório, qual a diferença entre dois resultados obtidos pelo mesmo analista, a diferença entre dois resultados obtidos por analistas diferentes e se a precisão do laboratório está de acordo com a descrita no método (no caso de métodos com repetitividade e reprodutibilidade conhecidas).

Tratamento de Dados e Relatórios

Os laboratórios serão avaliados através de cálculos de reprodutibilidade.

A Reprodutibilidade é a precisão do ensaio em condições mais variadas. É calculada pela combinação do desvio padrão entre os analistas com o desvio padrão dos analistas. Estes dados são obtidos por análise de variâncias (ANOVA, fator único).

Os dados de reprodutibilidade, bem como as demais informações obtidas em um intralaboratorial permitem avaliar cada analista quanto à precisão e exatidão.  Estes dados podem ser utilizados na “Qualificação de Analistas”, requerido pela ABNT ISO/IEC 17025, onde cada novo analista pode participar do intralaboratorial para ser qualificado nos ensaios de rotina do laboratório.

Os valores de reprodutibilidade também podem definir limites de aceitação de análises feitas em duplicatas em condições de reprodutibilidade, como por exemplo, quanto se aceita a diferença entre análises feitas em laboratórios diferentes.

A exatidão visa verificar o quanto os resultados obtidos são próximos dos reais ao se analisar amostras com valores conhecidos. A exatidão é avaliada com base no índice Z-Score. Os valores absolutos de Z-Score seguem a classificação abaixo:

 

|z| ≤ 2

Resultado satisfatório (Analista apresenta uma boa exatidão no respectivo ensaio)

2< |z| <3

Resultado Questionável (Advertência)

|z| ≥3

Resultado não satisfatório (Analista apresenta uma exatidão ruim no respectivo ensaio)

A precisão indica a dispersão de resultados entre ensaios independentes de uma mesma amostra, amostras semelhantes ou padrões de referência. No intralaboratorial a precisão é determinada pela reprodutibilidade por meio da análise de variância (ANOVA, fator único). Se o valor de F for menor que o valor de F tabelado a precisão do analista é considerada boa.