CONSULTORIA EM PROCESSO PRODUTIVO

Imprimir

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AR

Avaliar a qualidade do ar em locais abertos, em empreendimentos com potencial para a emissão de particulados ou outros poluentes, assessorando na implantação de ações de melhoria para adequação a legislação aplicável (CONAMA 03/90, SEMA 016/14 e Código Ambiental de Santa Catarina – Lei Nº 14.675)

AVALIAÇÃO Do ciclo de vida

Avaliar os impactos associados a produtos e/ou serviços, desde a sua fase de produção até o consumo e descarte, identificando oportunidades de melhoria do desempenho considerando redução de impactos ambientais, redução do desperdício e geração de resíduos;

BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO - BPF

Direcionadas para o segmento de alimentos as boas práticas mantém a garantia de segurança e de qualidade dos produtos elaborados na empresa, com diminuição de produtos contaminados e possível redução no número de reclamações de clientes.

DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO

Repassar método para o desenvolvimento de coleção com aplicação da ferramenta Design Estratégico, abrangendo investigação e interpretação de macrotendências, a análise de parâmetros de moda, a definição do mix de produto com base nas necessidades e perfil do público-alvo, e o desenvolvimento e internalização do conceito da marca.

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTOS E DISPOSITIVOS

Concepção e/ou construção de dispositivos, máquinas ou equipamentos para atendimento e/ou melhoria do desempenho do processo produtivo e do produto.

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO – CALÇADO

Aprimoramento do processo de pesquisa e desenvolvimento de produto, no segmento de couros e calçados, buscando a redução do tempo necessário para o desenvolvimento.

DESIGN OPERACIONAL

Desenvolvimento de novos produtos, ou adequação dos já existentes, de acordo com as necessidades do mercado apresentadas pela empresa.

Dimensionamento, Planejamento e Controle de Estoque

Assessoria para a implantação do controle e gestão de estoques, assegurando o suprimento conforme demanda, o uso racional do espaço, e a redução da necessidade de investimentos de capital.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Mensurar os desperdícios de energia (elétrica e térmica) nos processos produtivos visando a redução de custos operacionais e o aumento da competitividade das indústrias.

Ficha Técnica de produto

Padronizar informações do produto para otimização do planejamento da produção e o do processo produtivo.

Gerenciamento de áreas contaminadas

Apoiar o processo de identificação de áreas contaminadas e adoção de medidas corretivas que possibilitem recuperá-las para uso em conformidade com a legislação vigente.

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Adequar a empresa quanto a requisitos legais relacionados a destinação de resíduos sólidos e a verificar a possibilidade de ganhos financeiros com a redução / reaplicação destes resíduos.

GESTÃO DE ÁGUAS E EFLUENTES

Otimização de sistemas de tratamento com vistas a redução de custos, insumos e atendimento à legislação ambiental e sanitária vigente.

IMPLANTAÇÃO DE ALMOXARIFADO

Implantação e/ou otimização da logística de utilização de infraestruturas de almoxarifado possibilitando o melhor desempenho das mesmas. Aplicado a grandes áreas de armazenamento, longos tempos de movimentação de materiais, divergência no inventário de estoque, etc. Atende a norma regulamentadora NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS.

IMPLANTAÇÃO DE LABORATÓRIO

Consultoria para empresas do setor alimentício na implantação de laboratório para realização de ensaios físico químico, microbiológicos, sensoriais, microscopia, provedor de ensaio de proficiência (PEP) e provedor de material de referencia (PMR) em conformidade com os requisitos da NBR ISO/IEC 17025:2005 e IN 57.

ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE - APPCC

Garantir a inocuidade do alimento através de um sistema de gestão do processo de produção, implantando controles nas etapas críticas do processo, com a finalidade de eliminar, reduzir ou controlar os perigos em alimentos.

INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA – GEE

Pré-requisito para execução de projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) com obtenção ou não de créditos de carbono, elaboração de Indicadores de Gestão Ambiental (GRI) e elaboração de relatórios de sustentabilidade, sendo também um condicionante nos processos de financiamento em instituições públicas e privadas.

LEAN CONSTRUCTION

Otimizar o processo produtivo na construção civil através da redução de desperdícios, com o objetivo de aumentar a produtividade, reduzir custos e assegurar o cumprimento dos prazos de entrega dos empreendimentos.

LEAN MANUFACTURING

Melhoria dos processos produtivos da empresa, com foco nas atividades que agregam valor na visão do cliente, identificação dos desperdícios, criação de fluxo contínuo de materiais em processamento, sincronização da demanda com os tempos do processo e melhoria contínua.

MANUFATURA DIGITAL – SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

Simulação de processos da empresa, através da criação e experimentação de cenários (modelos), que permitem analisar o comportamento das variáveis desses processos, desenvolver teorias e hipóteses considerando as observações do modelo e usar o mesmo descrever um comportamento futuro, prevendo melhorias.

MANUTENÇÃO DA INFRAESTRUTURA PREDIAL E SERVIÇOS CONDOMINIAIS

Avaliar e adequar práticas de manutenção predial e serviços condominiais, para maior efetividade dos serviços prestados. Atende as normas regulamentadoras NR 08 – Edificações, NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, NR 26 – Sinalização de Segurança e NR 35 – Trabalho em Altura.

MODELAGEM

Aplicar métodos de modelagem, abrangendo a construção do produto para obter maior eficiência da produção.

Norma de desempenho das edificações residenciais – ABNT NBR 15575

Consultoria para empresas da cadeia produtiva da construção civil, para o desenvolvimento de padrões e implantação de práticas, para atendimento aos requisitos da Norma ABNT NBR 15575 - Edificações habitacionais - Desempenho.

Planejamento, Controle e Otimização de Layout do Processo Produtivo

Melhoria do desempenho do processo produtivo a partir do melhor fluxo de materiais e produtos com base em normas técnicas, regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e legislação vigente.

PLANO DE TESTE DE QUEIMA

Pré-requisito para obtenção da licença ambiental do Teste de Queima e da licença ambiental de operação para o tratamento térmico dos resíduos, conforme resolução CONAMA 316 de 2002.

PROCESSO DE FABRICAÇÃO CERÂMICA

Melhoria do desempenho do processo produtivo considerando normas técnicas, regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e legislação vigente.

PROCESSO DE FABRICAÇÃO VESTUÁRIO

Estudo, avaliação e implantação de melhorias proporcionando melhoria no desempenho do processo produtivo.

PROCESSO DE FABRICAÇÃO TÊXTIL

Estudo, avaliação e implantação de melhorias proporcionando melhoria no desempenho do processo produtivo.

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE MADEIRA E MOBILIÁRIO

Estudo, avaliação e implantação de melhorias proporcionando melhoria no desempenho do processo produtivo.

PROCESSO DE FABRICAÇÃO – CALÇADO

Melhoria do desempenho do processo produtivo, mediante implantação de melhorias na fabricação do calçado, minimizando atrasos em entregas e estoques desnecessários.

PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Gerar benefícios ambientais e econômicos para a empresa em função da redução dos impactos ambientais e do aumento da eficiência do processo.

Qualificação do processo de soldagem e soldadores

Qualificar processos de soldagem e soldadores e/ou emitir documentação (IEIS, mapas de juntas) de acordo com requisitos propostos pelas normas ASME IX e AWS D1.

 

Fone: (48) 3231-4222/ (48) 3231- 3247

E-mail: consultorias@sc.senai.br