CONSULTORIA EM PROCESSO PRODUTIVO

Imprimir

AVALIAÇÃO Do ciclo de vida

Verificar possíveis impactos associados a produtos ou serviços, desde a fase de produção até o consumo e descarte, identificando oportunidades de melhoria do desempenho. Atende as normas NBR ISO 14040 e NBR ISO 14044 Gestão Ambiental – Avaliação do ciclo de vida.

certificação de produto

Apoio para a certificação de produtos em conformidade com normas, regulamento e/ou portarias específicas dos órgãos regulamentadores, considerando a implantação de sistema de gestão e documentação pertinente, bem como o acompanhamento de auditoria externa quando solicitado.

DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO

 

Metodologia para desenvolvimento de coleção considerando investigação e interpretação das macrotendências, parâmetros de moda e mix de produto, necessidades e perfil do público-alvo e conceito da marca.

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTOS E DISPOSITIVOS

Desenvolvimento de máquinas ou equipamentos para atendimento de necessidades de processo. A concepção do projeto pode abranger diversas áreas tais como eletrônica, mecânica, elétrica, pneumática, entre outras ou um conjunto destas.

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO 

Desenvolvimento de novos produtos, ou adequação dos já existentes, de acordo com as necessidades do mercado e da empresa.

DESIGN estratégico

Aplicação das diretrizes do Design Estratégico como diferencial no desenvolvimento e posicionamento de produtos, propondo soluções competitivas e sustentáveis, relacionadas com as necessidades de mercado.

Dimensionamento, Planejamento e Controle de Estoque

Apoio para a implantação do controle e gestão de estoques, assegurando o suprimento conforme demanda, o uso racional do espaço, e a redução da necessidade de investimentos de capital.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Identificação de oportunidades e definição de ações para a melhoria do desempenho energético térmico e elétrico de máquinas, equipamentos e processos industriais com consequente redução de custos.

Ficha Técnica de produto

Padronizar informações do produto para otimização do planejamento da produção e o do processo produtivo na confecção do vestuário.

IMPLANTAÇÃO DE ALMOXARIFADO

Otimizar a logística de utilização de infraestruturas de almoxarifado de forma a possibilitar o melhor desempenho das mesmas.

IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE EQUIPES DE MELHORIAS CONTÍNUA

Implantação de grupos de melhoria nas empresas para racionalização e melhoria dos processos produtivos em geral.

LEAN CONSTRUCTION

Aplicação dos princípios do Lean para redução de desperdícios na construção civil, com consequente aumento de produtividade e redução de prazos e custos.

LEAN MANUFACTURING

Melhoria do desempenho dos processos produtivos, por meio da identificação e eliminação de atividades que não agregam valor do ponto de vista do cliente e desperdícios, criação de fluxo contínuo e sincronização da demanda com os tempos do processo.

LEAN OFFICE

Melhoria dos processos administrativos mediante e redução e/ou eliminação dos desperdícios (Escritório Enxuto).  Também conhecido como Lean Service ou Lean para Serviços.

MANUFATURA DIGITAL – SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

Simulação de processos, através da experimentação de cenários, com o propósito de prever melhorias, descrever o comportamento de componentes do processo, desenvolver teorias e hipóteses, considerando as observações do modelo para prever um comportamento futuro.

MAPEAMENTO E PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS

Estabelecer uma sequência de execução de atividades, de forma padronizada e otimizada, como base para a melhoria do desempenho de processos produtivos ou administrativos.

MODELAGEM

Aplicar métodos de modelagem, abrangendo a construção do produto para obter maior eficiência da produção na confecção do vestuário.

PLANEJAMENTO, CONTROLE E OTIMIZAÇÃO DE LAYOUT DO PROCESSO PRODUTIVO

Melhoria do desempenho do processo produtivo a partir do melhor fluxo de materiais e produtos com base em normas técnicas, regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e legislação vigente.

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO – PPCP

Definir e implantar método e ferramentas para planejamento, programação e controle do processo produtivo considerando a sua capacidade de produção.

PROCESSO DE FABRICAÇÃO 

Análise do processo produtivo e implantação de ações de melhoria para o aumento da produtividade e redução de custos nas áreas de: Calçados, Soldagem, Cerâmica, Vestuário, Madeira e Mobiliário, Metalmecânica, Polímeros e Têxtil.

PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Otimização do emprego de matérias-primas e insumos, de modo a minimizar a geração de resíduos e o consumo de energia proporcionando benefícios econômicos e ambientais.

PROGRAMA 5S’S

Promoção de mudanças nas atitudes e hábitos dos colaboradores, para a melhoria do ambiente de trabalho como um todo, refletindo na melhoria da produtividade e consequentemente na competitividade da empresa, podendo ser aplicado tanto no ambiente fabril como em áreas administrativas.

TEMPOS E MÉTODOS

Formação de tempo padrão para processos, operações e produtos da confecção do vestuário, com aplicação na definição de custos, dimensionamento da capacidade instalada (máquinas e operadores), elaboração de metas, balanceamentos de linha ou célula de produção, cálculo de produtividade e eficiência, precificação etc.

 

Fone: (48) 3231-4222/ (48) 3231-3247

E-mail: consultorias@sc.senai.br