Alunos do SENAI em SC mostram inovações em cadeiras de rodas e aplicativos de internet das coisas

Blumenau sedia, no sábado (29), a última etapa do Desafio SENAI Challenge em 2017, na qual os estudantes da instituição demonstrarão avanços em cadeira de rodas motorizadas e para internet das coisas
Imprimir
  • Estudantes do SENAI em Tijucas no desenvolvimento da cadeira de rodas. Foto: Marlon Diogo Pereira

Florianópolis, 29.11.2017 – Estudantes de cursos técnicos em eletromecânica e em informática do SENAI de todas as regiões do Estado apresentam no próximo sábado, dia 2 de dezembro, 14 horas, no Shopping Norte (bairro Salto Norte), em Blumenau, cadeiras de rodas motorizadas e aplicativos para internet. A atividade consiste na última etapa do Desafio SENAI Challenge, cujo objetivo é estimular os estudantes a desenvolver projetos nos quais aplicam na prática os conhecimentos adquiridos durante a formação.

Clique aqui para saber como foi o Desafio Kart Elétrico (realizado em São José no dia 19/11) e aqui para os Desafios de Robótica e de Hóquei (realizados em Joinville no dia 25/11).

Cadeira de rodas motorizada

No desafio de cadeira de rodas motorizadas a proposta é que os estudantes de eletromecânica construam equipamentos de alto desempenho e baixo custo. Cada equipe recebeu os critérios e as especificações básicas. As cadeiras devem funcionar tanto por controle como manualmente, os critérios de avaliação são os parâmetros do Inmetro para análise do produto, além da funcionalidade da cadeira. O aspecto central do desafio é a redução de custos na construção das cadeiras. Estão envolvidos estudantes  de Chapecó, Curitibanos, Guaramirim, Indaial, Otacílio Costa, Porto União, São Bento do Sul e Tijucas.

Internet das Coisas

Já os estudantes de informática – das unidades de Blumenau, Concórdia, Jaraguá do Sul, Joinville, Luzerna e São José – devem apresentar aplicativos da internet das coisas. O requisito central é que os aplicatiovos tenham interação com sensores e atuadores. Todas as equipes utilizam microntroladores para realizar a parte de hardware da solução proposta. Os projetos em andamento contemplam soluções de segurança, controle de consumo de energia e drones guiados remotamente, entre outros.

Este ano também foram realizados desafios nas áreas de moda, kart elétrico, robótica móvel, hóquei e drones, envolvendo estudantes de cursos técnicos de modelagem do vestuário, mecânica, manutenção automotiva, mecatrônica e automação industrial.

 

Assessoria de Imprensa

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina