Equipes de Joinville e Palhoça vencem Desafio SENAI Kart Elétrico

Disputa realizada em São José reuniu 19 karts construídos pelos estudantes de cursos técnicos em mecânica e automotiva do SENAI em todo o Estado
Imprimir
  • Letícia Wittaczik, de Joinville, pilotou o carro projetado especialmente para ela. Foto: Marcos Campos
  • Vencedores na categoria automotiva. Foto: Marcos Campos
  • Vencedores na categoria mecânica. Foto: Marcos Campos
  • Vencedores na categoria Automotivo. Foto: Marcos Campos
  • Chegada categoria automotiva. Foto: Marcos Campos
  • Chegada categoria automotiva.Foto: Marcos Campos
  • Disputa na categoria automotiva. Foto: Marcos Campos
  • Kart da equipe de Palhoça. Foto: Marcos Campos
  • Comemoração. Foto: Marcos Campos
  • Chegada categoria mecânica. Foto: Marcos Campos

Florianópolis, 19.11.2017 – Equipes de Joinville e de Palhoça foram as vencedoras do Desafio SENAI Kart Elétrico, cujas provas finais foram disputadas neste domingo (19), em São José. Realizado pelo segundo ano, em 2017, o evento apresentou 19 karts construídos pelos estudantes de cursos técnicos em mecânica e manutenção automotiva de todo o Estado. No desenvolvimento dos projetos, ao longo do ano letivo, os estudantes colocaram em prática conhecimentos adquiridos nas aulas. Nos próximos dois finais de semana, em Joinville e em Blumenau, serão realizadas provas nas áreas de robótica, internet das coisas e cadeiras de rodas motorizadas. O SENAI integra a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, os eventos são uma demonstração “da linha de ensino do SENAI, que é preparar os estudantes com competência prática, com o exercício dos conhecimentos e colocando em prática aquilo que aprendem em sala de aula”. Assim, complementa, “o SENAI mais uma vez sai na frente em relação à inovação”, destacando a acirrada disputa entre as equipes.

O diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, acrescenta que a iniciativa tem o objetivo de fazer com que os estudantes compreendam mais facilmente e apliquem os conteúdos das disciplinas. “Na construção do carrinhos, os alunos reforçam o aprendizado em mecânica e elétrica; no desenvolvimento de aplicativos de software, aprendem matemática, lógica, entre outros conhecimentos”, disse.

A estudante Rafaela Momm Silvano, de 17 anos, do curso técnico de mecânica industrial em Joinville, destaca a maturidade que o projeto proporciona. “Se me perguntarem se estou preparada para o mercado de trabalho, posso garantir que sim. Antes eu me garantia na teoria, mas agora não tenho mais aquele medo de fazer. Nos karts, a gente fez tudo – elétrica, solda, ligações elétricas. A gente começou do zero, fez todas as peças”, afirmou.

Sua colega do SENAI em Joinville Letícia Wittaczik, 17 anos, pilotou o carro vencedor na categoria mecânica, que reuniu 13 karts. Com 45 quilos, ela é a mais leve dos estudantes da equipe e o carro foi totalmente projetado para seu corpo. O objetivo da categoria era o ganho de eficiência do motor e durabilidade da bateria. O segundo lugar na categoria ficou com Jaraguá do Sul e o terceiro com Videira.

Na categoria automotiva, com seis veículos, além da eficiência do motor e da bateria, foi considerado o projeto do carro como um todo – aparência, ergonomia e design. Alunos de Palhoça foram os vencedorer, seguidos por duas equipes de Joinville.

O evento teve o apoio das empresas Baterias Duran, Bosch, Mobilis, Olsen e do grupo Passeio Pedra Branca.

 

Assessoria de Imprensa

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina