Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Olimpíada do Conhecimento coloca profissões industriais em evidência

Os 133 competidores, estudantes do SENAI de todo o Estado, estão atentos ao mercado de trabalho na indústria

Joinville, 26.10.2015 – A partir desta terça-feira (27), 133 estudantes catarinenses começam a disputar a etapa estadual 2015 da Olimpíada do Conhecimento. Além do ouro estadual, eles estão em busca de classificação para as fases nacional e internacional e de olho no mercado de trabalho na indústria. Promovida pelo SENAI/SC, entidade da FIESC, a Olimpíada do Conhecimento 2015 é realizada nas cidades de Joinville, São Bento do Sul, Blumenau e Jaraguá do Sul. 

Estudantes do Curso Técnico em Eletrotécnica em Joinville, Israel Venâncio Teixeira e João Gustavo de Souza, ambos de 18 anos, dedicaram a tarde desta segunda-feira para a ambientação e reconhecimento dos equipamentos na Robótica Móvel. Nas provas, em que concorrem com outra dupla da mesma cidade, eles terão que programar o pequeno robô a executar tarefas como selecionar e distribuir peças dentro de um tablado, segundo determinações preestabelecidas pelos professores. 

Confiantes de que as profissões industriais geram boas oportunidades de remuneração e de prosseguimento nos estudos, os dois colegas desejam dar continuidade à vida profissional juntando as áreas de eletricidade e automação. “Quero fazer um curso de tecnólogo em mecatrônica e outro de engenharia elétrica”, afirma Israel, salientando que pretende aproveitar a formação técnica que possui como fundamento para as duas graduações. “Já trabalhei dois anos e meio numa empresa que desenvolve projetos de automação. Eu atuava na parte elétrica das máquinas de automação”, conta. “Dá para trabalhar e ao mesmo tempo buscar o aperfeiçoamento com os novos cursos”, observa Israel. João também vislumbra cursar engenharia elétrica e trabalhar com controle de processos e automatização de softwares. 

Zaion Tentardini, de 19 anos, competidor em Refrigeração e Climatização, na qual já faz estágio, também deseja continuar sua carreira na área em que compete, inicialmente ampliando a formação em eletricidade ou eletrotécnica e, depois, com engenharia elétrica ou mecânica. “As duas engenharias estão relacionadas à refrigeração, quero cursar uma delas ou, quem sabe, ambas”, afirma o estudante de São José-SC.

Segundo o diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, “a instituição tem trazido várias práticas da Olimpíada e da WorldSkills (torneio internacional) para dentro das salas de aula. O objetivo é que o aluno identifique situações que vai encontrar no dia a dia do trabalho”. Além disso, salienta, os eventos utilizam tecnologias que já são disseminadas nas empresas. Para Jefferson, o nível de exigência das competições é gradativamente incorporado ao cotidiano das aulas. “Na WorldSkills, um competidor perdeu o ouro por que fez uma marca do tamanho de um fio de cabelo na sua peça”, disse. São situações como essas que os estudantes da instituição são estimulados a superar a cada aula.

Depois da abertura oficial na noite desta segunda-feira, 35 ocupações estarão em disputa com provas de terça a sexta, das 10 às 19 horas. A premiação ocorre na sexta-feira à tarde, em Jaraguá do Sul. O SENAI espera receber 18 mil visitantes, que, além de ver de perto a realização das provas, poderão conhecer a estrutura da entidade e acompanhar o Inova SENAI, unidades móveis do SESI Ciências, minicursos do IEL/SC, atividades do Movimento A Indústria pela Educação e eventos promovidos pelos apoiadores e patrocinadores. Uma das atrações é o Ciência em Show.

Patrocinadores

A etapa estadual catarinense 2015 da Olimpíada do Conhecimento tem o patrocínio de Lectra, Mecatronix (Neoyama), Audaces, Komeco, Amanco, BWM, Minipa, Yuzhou, SCM Tecmatic, Altenburg, Bondmann, Romi, Parcus, Wifer, Deb’Maq, Adeptmec, Tractebel, Mastercam, Arcelor Mittal, Automatus, Mogk, Condor, Buddemeyer e Virtual Automação.

Serviço
Etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento
Nas unidades do SENAI Joinville Norte I (Rua Arno Waldemar Döhler, 957 – Zona Industrial Norte); São Bento do Sul II (Rua Reinaldo Mallon, 488 - Serra Alta); Blumenau (Rua São Paulo, 1147 - Victor Konder) e Jaraguá do Sul (Rua Isidoro Pedri, 263 - Rio Molha).
De terça (27) a quinta (29), das 10 às 19 horas.
Premiação: sexta-feira, dia 30, 15 horas, no SENAI em Jaraguá do Sul. 


FIESC Imprensa
Ivonei José Fazzioni
48 3231 4673 - 8421 3600
ivonei@fiesc.com.br

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.