Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SENAI de SC obtém três medalhas nos primeiros dias da Olimpíada do Conhecimento

Conquistas foram em desafios individuais; neste domingo serão anunciados os resultados gerais do evento

Brasília, 12.11.2016 – Estudantes do SENAI de Santa Catarina conquistaram uma medalha de ouro e duas de prata nos dois primeiros dias da Olimpíada do Conhecimento 2016. Rafael Ziliarski, de 21 anos, obteve o ouro em eletricidade predial, ao ser o primeiro a concluir corretamente a tarefa proposta, na tarde deste sábado, 12. No mesmo horário, Gabriel Vassoler, 18 anos, foi prata em Soluções de Software para Negócios. A primeira medalha do SENAI catarinense na competição foi conquistada por Letícia da Cruz, 17 anos, também uma prata, em aplicação de revestimentos cerâmicos, na sexta-feira. Os três alunos são de Chapecó e integram os grupos que disputam os desafios coletivos. As provas prosseguem neste domingo, 13, nos períodos da manhã e tarde. Às 18 horas, serão anunciados os resultados finais de todas as competições que integram a Olimpíada do Conhecimento, incluindo a Mostra Inova SENAI.

O desafio da eletricidade era identificar cinco problemas em um circuito elétrico residencial – instalado em uma bancada didática. Alguns concorrentes chegaram a dar a prova por concluída antes de Rafael, mas os resultados eram rejeitados na conferência dos avaliadores. Cada uma dessas situações aumentava a ansiedade dos demais, que corriam contra o tempo. O catarinense disse que tentou manter a calma e a concentração, buscando respostas efetivas. Segundos antes de Rafael concluir sua tarefa, o competidor do Rio de Janeiro anunciou ter chegado à solução dos problemas. Na conferência, os avaliadores constataram que havia dois erros na prova do fluminense. Restou então a ansiedade da conferência dos resultados de Rafael, que, enfim, foram aprovados.

“O circuito não é comum, tem muita complexidade”, disse Rafael, ao contar também que treinou apenas durante uma tarde naquele modelo de bancada. Técnico em mecatrônica pelo SENAI, o jovem agora se prepara para engenharia de controle de automação ou engenharia de computação. Morador de São Carlos, a 40 quilômetros de Chapecó, Rafael afirma que durante o curso passava mais de duas horas na estrada, entre a ida e a volta, em uma van. E disse ter optado pelo SENAI por influência da mãe. “Ela falava da visibilidade e do conhecimento [que a entidade proporciona] e por que a gente sabe que vai colocar em prática o que aprende”, afirmou o campeão.

Na tarde de sexta-feira, Letícia da Cruz, 17 anos, do curso técnico em edificações, obteve a primeira medalha do SENAI/SC na Olimpíada do Conhecimento. Ela ficou em segundo lugar em aplicação de revestimentos cerâmicos, apesar de 20 minutos antes do início do desafio estar na enfermaria tomando soro, por causa de uma indisposição que a acompanhava desde a manhã daquele dia.

Aluno do curso técnico em informática, Vassoler teve que desenvolver um software em uma hora, o período de duração de cada desafio individual. O desafio era o desenvolvimento de um jogo.

Clique aqui para mais informações sobre os diversos eventos e a participação catarinense e aqui para ver a cobertura fotográfica completa da participação catarinense na Olimpíada do Conhecimento 2016.

 

 

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4673 - 98421 3600
ivonei@fiesc.com.br

 

 

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.