Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Alunos do SENAI/SC e da UFSC conquistam prêmios de animação

Estudantes foram premiados na Semana de Animação SENAI (SAS)

Florianópolis, 31.10.2014 - Os estudantes Cristiane Le Brum de Vielmond, do SENAI em Florianópolis, e Vanessa de Luca e Felipe Almeida, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foram premiados na Semana de Animação SENAI (SAS). O reconhecimento às melhores produções em desenho conceitual e animação foi prestado nesta sexta-feira (31) e fez parte da programação da SAS, que prossegue até este sábado. Em Santa Catarina, o SENAI integra a Federação das Indústrias.

Cristiane venceu a categoria Desenho, que recebeu a inscrição de 28 trabalhos, incluindo ilustrações para personagens, animações, games e outros produtos criativos. A segunda colocação na mesma categoria coube a Álvaro Telles. Tanto o curso de ilustração, realizado atualmente por Cristiane, quanto o de animação, já concluído por Álvaro, são oferecidos pelo SENAI por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Vanessa e Felipe venceram na categoria Animação, que recebeu inscrição de 14 produções. Eduardo Brugnago, estudante da Aprendizagem Industrial de Desenhista de Animação do SENAI foi o segundo colocado.

Durante esta semana, o SENAI de Florianópolis está recebendo profissionais, estudantes e outros interessados no segmento de animação, ilustração e jogos digitais. Na Grande Florianópolis, já são mais de 300 estudantes em cursos superiores oferecidos por cinco universidades e em formação técnica, de aprendizagem e de qualificação do SENAI.

Os irmãos Gabriela e Gustavo Hellmann Jacobi, de 23 e 15 anos, respectivamente, são colegas de aula na aprendizagem industrial de desenho animado do SENAI. Para Gabriela, o curso complementa a formação que tem na faculdade de Artes Visuais, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). "Os dois cursos me permitem ampla capacidade de propostas artísticas", afirma. Ela percebe a possibilidade de utilizar o desenho animado como forma de ensinar arte para as crianças. Gustavo ainda não está decidido quanto à carreira que pretende seguir. "Não sei, mas pode ser algo nesse caminho", diz, referindo-se ao setor de animação digital. O professor Dimitre Camargo Martins destaca a alta produtividade do garoto nas tarefas do curso.

Durante a tarde de sexta-feira, o professor Henrique Luiz Pereira Oliveira, proferiu palestra sobre o curta Super Plunf, produzido pelo Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som (LAPIS) e selecionado para o Festival Audiovisual do Mercosul (FAM) e para a mostra do Dia Internacional da Animação. Segundo Oliveira, que coordena o LAPIS, o audiovisual educativo (categoria em que o Super Plunf se enquadra) tem mercado consumidor, mas sofre com as limitações de recursos. Segundo ele, as produções ficcionais podem obter renda com a venda de direitos de exibição à televisão. Já as educativas precisam obter o patrocínio já na fase de produção. Ele acrescenta que o desafio das produções educativas é oferecer uma "experiência de entretenimento que gere uma reflexão e que possa ser mostrada na escola".

As atividades da Semana de Animação SENAI são realizadas na rodovia SC 401, 3.730, bairro Saco Grande, com entrada gratuita. As inscrições são limitadas e podem ser feitas por meio do blog semanasas.blogspot.com. Telefone (048) 3239-5800, SENAI Florianópolis: SC-401, 3730 - Saco Grande, Florianópolis - SC.

 

Confira a programação:

Sábado - 01/nov
08 horas - Oficina 08: Tema: Princípios da Fotografia, com o Fotógrafo Rubens Portillo do Estúdio Fotográfico Só Hoje, Local: Sala G11\12
09 horas - Palestra 13: Tema: Do Desenho ao Mercado Editorial, com Davi Leon da Editora Ballon 8. Local: Auditório.
11 horas - Palestra 14: Tema: O Mercado Editorial, com Marcelo Amado da Editora Estronho. Local: Auditório.
13 horas - Análise de Portfólios: 40 vagas, Local: Pátio. Editor Marcelo Amado da Editora Estronho e Editor Davi Leon da Editora Ballon 8.
14 horas - Evento Desenhe Aqui e Desafio Desenhe Aqui Animado. Local: Pátio.
17h30min - Encerramento Oficial 2ª SAS, Semana da Animação SENAI, Local: Auditório.

 

Cursos do SENAI/Florianópolis para a área de animação e jogos digitais:

1) Técnico:
. Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos;

2) Aprendizagem Industrial:
. Desenhista de Animação;

3) Qualificação:
. Ilustrador;
. Operador de Editoração Eletrônica;
. Roteirista de Animação;
. Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos;
. Programador de Dispositivos Móveis;
. Editor de Projeto Visual Gráfico;
. Editor de Video;
. Eletricista de Áudio Visual;
. Operador de Áudio;
. Assistente de Produção Cultural;
. Desenhista de Produtos Gráficos Web;

4) Aperfeiçoamento:
. Corel Draw


Ivonei Fazzioni
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4673 / 48 8421-3600
ivonei@fiescnet.com.br

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.