Política de Descontos SENAI/SC

Política de Bolsas

O SENAI/SC conta com uma Política de Bolsas, oferecida para todos os cursos em todas as unidades do estado. Confira abaixo as regras gerais:

  • As Bolsas de Estudo não são cumulativas entre si ou com a Política de Descontos, ou seja, não é possível o estudante se enquadrar em mais de um critério para obter duas ou mais Bolsas ou Descontos;
  • A Política de Bolsas do SENAI/SC não se aplica para taxa de inscrição e taxa de matrícula;
  • A oferta das Bolsas de Estudo será regida por meio de Edital específico para cada tipo de Bolsa;
  • Não serão concedidos pedidos de Bolsas fora do período de matrícula ou rematrícula;
  • Os estudantes contemplados com as Bolsas de Estudo assinarão documento interno para formalizar a concessão;
  • A Bolsa de Estudo é pessoal e intransferível, não podendo ser trocada por outro benefício, prêmio, dinheiro ou qualquer forma de compensação financeira;
  • As Bolsas de Estudo somente se aplicam para o responsável financeiro Pessoa Física (CPF), não para Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • A desistência/evasão ou o trancamento da matrícula pelo estudante, seja por qualquer motivo, implicará no cancelamento da Bolsa de Estudo, sem garantias para o estudante caso o mesmo retorne aos estudos;
  • Os critérios de admissibilidade, manutenção e quantidade de Bolsas disponíveis em cada semestre estarão previstos nos Editais.

Bolsas para Graduação Tecnológica e Engenharia

Bolsas financiadas pelo Governo Estadual para pagamento total ou parcial das mensalidades dos alunos economicamente carentes e regularmente matriculados em cursos Superiores de Tecnologia do SENAI/SC (presenciais). Este programa possui bolsas de estudo e bolsas de pesquisa.
O valor da bolsa concedida ao acadêmico, economicamente carente, poderá ser de no mínimo 25% e no máximo 100% do valor da mensalidade por ele devida, conforme o seu grau de carência.
Os procedimentos para solicitação das bolsas estão detalhados nos Editais abertos anualmente, apresentados e disponíveis para download abaixo.

Confira aqui o edital.

Bolsas financiadas pelo Governo Estadual para estudantes economicamente carentes e matriculados em cursos Superiores de Tecnologia do SENAI/SC (presenciais). Este programa possui bolsas de estudo e bolsa de pesquisa.

  • Bolsa de estudo (art. 171) - garante 100% sobre a mensalidade não podendo ultrapassar dois salários mínimos do ano anterior, até a conclusão do curso (duração do curso), caso não haja reprovação.
  • Bolsa de pesquisa (art. 171) – garante bolsa no valor de um salário mínimo vigente em dezembro do ano anterior, pelo prazo de 2 (dois) anos.

Os procedimentos para solicitação das bolsas estão detalhados nos Editais abertos anualmente, apresentados abaixo.

Confira aqui o edital.