Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Estudantes do SENAI/SC vão a desafio nacional de inovação

Duas equipes de Santa Catarina conquistaram vaga no Grand Prix Brasil que o SENAI Nacional promove em novembro; com o apoio de especialistas, estudantes desenvolveram soluções focadas em saúde 

Florianópolis, 30.09.2020 – Duas equipes catarinenses participarão do Grand Prix Brasil que o SENAI Nacional promove em novembro para buscar soluções para o setor industrial. Os times classificados são formados por estudantes da entidade em São José e São João Batista que venceram a etapa estadual, encerrada nesta segunda (28). Na seletiva, eles criaram soluções por meio de  plataformas e aplicativos com mecanismos de auxílio psicológico no combate à ansiedade, à depressão e ao tabagismo.
  
Mais de 260 jovens estudantes do SENAI, de 35 cidades catarinenses, participaram do desafio que durou 16 horas (distribuídas em quatro dias). Utilizando a abordagem do design thinking e organizados em 52 equipes, eles aprenderam na prática como funcionam as etapas de imersão, idealização, prototipagem e desenvolvimento das ideias. “Foram momentos de muito trabalho, mas aprendi demais e consegui colocar minhas habilidades em prática”, afirma Matheus Baraúna, integrante do time de São João Batista. O terceiro lugar da etapa estadual ficou com a equipe do SENAI de Otacílio Costa. 

A inovação é uma característica muito presente nas formações oferecidas pelo SENAI, como lembra o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. “Durante a trajetória dos estudantes em nossos cursos, eles desenvolvem uma série de competências que os habilitam para um mercado de trabalho cada vez mais disruptivo e ávido por profissionais capazes de oferecer soluções que extrapolem o senso comum”, analisa. 

A Junior Achievement foi parceira na etapa estadual do desafio. “Uma vez entregue o problema, todos pesquisaram e buscaram juntos por alternativas inovadoras para a saúde, com o apoio e a experiência de mentores voluntários, que ajudaram neste desafio”, afirma Evandro Badin, diretor-executivo da Junior Achievement. “Desde o início da suspensão das aulas, focamos nossos esforços na transformação digital e na entrega de novas e modernas oportunidades de qualificação gratuitas aos estudantes”, explica Badin. 


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.