Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Aprendendo e Fabricando Skates

Compartilhar:

Conheça o projeto e a construção de dez unidades de skate, o veículo de transporte útil e divertido construídos por alunos. 

FABRICAÇÃO DE SKATES

Projeto e construção de dez unidades de um veículo de transporte útil e divertido

A ideia de fabricar skates conquistou a turma, que se lançou no projeto com muito entusiasmo e criatividade. Enquanto se divertiam, os alunos colocavam em prática os conhecimentos adquiridos em várias Unidades Curriculares do curso de Aprendizagem Industrial em Mecânica de Usinagem, ganhando experiência em tarefas semelhantes às executadas nas tornearias e em outros empreendimentos que utilizam processos convencionais de fabricação, atividade tradicional na região serrana catarinense.

Estudantes Fabricando Skates na Bancada

 

BRINCANDO A SÉRIO

A Situação de Aprendizagem conciliou um projeto efetivo de aplicação dos conhecimentos vistos durante o curso com uma atividade lúdica, resultando na produção de um objeto de uso real pelos alunos, tanto como diversão quanto como meio de transporte: um skate. 

Estudante martelando roda de skate

A Serra Catarinense, região em que os alunos estão inseridos, sempre foi uma referência em Santa Catarina em processos convencionais de fabricação, a exemplo de tornearias. Esse também foi um fator que influenciou a definição do projeto a ser desenvolvido, pois nada mais justo que uma instituição de ensino profissionalizante contribua para manter o bom nível dos profissionais disponíveis nessa especialidade.   

O processo incluiu atividades de grande importância para o futuro exercício profissional dos aprendizes, a exemplo de desenho técnico, processos de fabricação mecânica, ajustagem e prática de usinagem convencional por meio de máquinas e ferramentas, como tornos e fresadoras, além do desenvolvimento de habilidades sociais. 

Assim, o quadro que se configurou ao final do projeto foi de aprendizado relevante para a turma.

Alguns amigos se surpreenderam ao descobrir como estudar no Senai pode ser divertido, meus pais ficaram orgulhosos com o resultado da atividade e eu, além do aprendizado, ganhei uma diversão para os finais de semana!


“Ao final do projeto, os alunos tiveram ainda a possibilidade de personalizar cada shape, utilizando pinturas, adesivos e até mesmo pirografia.” Depoimento do aluno João Gabriel Ramos de Souza


POR DENTRO DO PROJETO

O projeto, que provocou grande entusiasmo entre os alunos desde a apresentação da ideia, começou pela produção dos desenhos, seguida pela apresentação dos protótipos para execução dos shapes em compensado naval. Essa etapa foi terceirizada junto à marcenaria do Senai, num esforço compartilhado que envolveu a turma de Aprendizagem em Marcenaria.

Cada um dos três grupos assumiu inicialmente uma atividade – usinagem com torneamento, usinagem com fresamento e ajustagem mecânica. Como a meta era produzir dez peças, essa estratégia contemplou a possibilidade de revezamento nas tarefas – assim, por exemplo, um aluno que estava na ajustagem podia seguir para a lima, com o propósito de esquadrejar uma peça, enquanto quem estava no torno podia começar a cortar seu material e usinar eixos, e assim por diante.

Estudantes Fabricando Skates

Ao longo do processo, a turma recorreu aos conhecimentos obtidos em outras Unidades Curriculares, como Tecnologia, Metrologia e Elementos de Máquina. Quando a Situação de Aprendizagem chegou ao fim, os alunos tinham aprimorado o conhecimento de máquinas, a produção e interpretação de desenhos técnicos, a habilidade para realizar processos como corte de material, limagem, furação, tornearia convencional, afiação de ferramentas e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Instigou-se, também, o desenvolvimento de autonomia, planejamento e tomada de decisão.

Os docentes que participaram do projeto foram Adilson Sezerino, Reni Barp, Jhossuan Ramos de Souza, a coordenação do projeto foi de Adilson Sezerino

Este projeto foi uma situação de aprendizagem realizada durante o curso de Aprendizagem Industrial em Usinagem Mecânica em Lages. Gostou? Conheça o programa Jovem Aprendiz SENAI.
 

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.