Ao unir a necessidade de realizar a Situação de Aprendizagem com um trabalho voluntário, os estudantes contribuíram para dar conforto aos frequentadores da Apae.
Durante uma visita à unidade local de uma das instituições assistenciais mais tradicionais e respeitadas do país, os jovens estudantes do curso de Torneiro Mecânico do Senai de Capivari de Baixo identificaram uma oportunidade de melhoria na qual poderiam atuar.
A partir dessa constatação, desenvolveram um sistema de adaptações nas cadeiras de rodas que deu mais qualidade ao cotidiano dos portadores de deficiência motora e dos profissionais que lidam com eles.
Um projeto que fez a diferença
Com orçamento limitado, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Capivari de Baixo enfrenta dificuldades para adquirir equipamentos, como cadeiras de rodas de melhor padrão.
Ao conhecer o cotidiano da instituição e conversar com os profissionais que nela atuam, os estudantes verificaram que a folga no encosto das cadeiras em uso levava a pessoa com deficiência motora a se deslocar para os lados, prejudicando assim sua postura e obrigando os cuidadores ao esforço constante de colocá-la novamente na posição correta.
A turma desenvolveu, então, um sistema de melhoria para o encosto, utilizando técnicas de usinagem e montagem aprendidas durante o curso. Quando chegaram a um modelo que proporcionava mais estabilidade à pessoa com deficiência motora, montaram um protótipo que foi submetido aos representantes da Apae.
Uma vez aprovada, a adaptação foi realizada nas quatro cadeiras de rodas da instituição. Tratou-se, assim, de um típico projeto com aplicação imediata e resultados perceptíveis tanto para o aprendizado dos estudantes quanto para a sociedade como um todo.
O que é a Apae e como ela viu valor no projeto?
Criada em 1954 no Rio de Janeiro, a Apae é uma instituição que promove a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Está presente em mais de 2 mil municípios de todos os estados brasileiros.
“Os estudantes chegaram com boa vontade e disposição para ter ideias que ajudassem a Apae, e realizaram um trabalho que realmente fez a diferença.”
Rosilene Costa Antônio, diretora pedagógica da Apae de Capivari de Baixo
A docente que acompanhou este projeto foi Pierre da Silva Pinter.
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