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Moda inclusiva como situação de aprendizagem na Graduação Técnica

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Modelo Nacional no desfile

A Situação de Aprendizagem desafiou os alunos a direcionarem o olhar às diferenças, com o objetivo de desenvolver coleções de moda que valorizassem a diversidade e contemplassem públicos frequentemente deixados em segundo plano pela indústria. Temas como nanismo, plus size e Terceira Idade serviram de inspiração para os looks, ao mesmo tempo que o uso de materiais alternativos e sustentáveis, como jeans reciclado, também foi incentivado.

Respeito às Diferenças

Desfile de moda inclusivaO principal objetivo da Situação de Aprendizagem foi proporcionar aos alunos a experiência de desenvolver uma coleção autoral e conceitual – exercitando, assim, a capacidade criativa do designer de moda. O tema “diversidade” foi escolhido para levar a turma a pensar sobre novas possibilidades, em busca de alternativas que pudessem ir além das usuais.

Estamos em meio a uma sociedade cada vez mais consumista e que deixa em segundo plano as questões sustentáveis e sociais. Reflexo disso, a indústria da moda ainda não está preparada para uma sociedade mais inclusiva. Continua desenvolvendo, na maioria das vezes, roupas para um padrão idealizado. Nosso papel, como educadores, é contribuir para transformar essa situação.

Outro lado da mesma moeda, que também quisemos colocar em discussão com o projeto, é a dificuldade que os profissionais da moda têm, muitas vezes, para exercitar a capacidade de criação em meio a uma cultura industrial focada na grande escala – o que resulta, na maioria das vezes, em produtos pasteurizados e sem personalidade.
Paula Silva da Rosa - Coordenadora do projeto

A execução desse projeto reforçou em mim a certeza de que estou no caminho certo para ter uma atividade que me realizará pessoal e profissionalmente. O que eu quero é criar, dar vida e, acima de tudo, amar o que faço.
Deizimara Ferrari, aluna

A moda inclusiva é vista como excentricidade, mas a soma entre pessoas com deficiência, obesos e Terceira Idade chega a 35% da população brasileira.

Por dentro do projeto

modelo de cabelo rosa

Ao buscarem inspiração em temas ligados à diversidade, os alunos foram naturalmente induzidos a refletir sobre a necessidade de que a convivência e as relações se deem com mais respeito, entre todos os setores da sociedade, para o pleno desenvolvimento da humanidade. 

A oportunidade de conduzi-los a essas reflexões foi, sem dúvida, um significativo ganho adicional desse projeto. Ao final, ficaria claro como a turma conseguiu cumprir o objetivo de escapar da mesmice e dos lugares-comuns.

Cada aluno tinha a missão de desenvolver e produzir dois looks para apresentação no desfile final. As atividades começaram com a definição de subtemas e público-alvo, inspiração para os primeiros esboços dos desenhos. 

Em paralelo, era realizada uma pesquisa de tendências, processos produtivos e materiais. Executados na sequência os desenhos técnicos, partiu-se enfim para a etapa mais esperada pelos alunos: a execução, composta pelas fases de modelagem e costura.

Com todas as peças concluídas, chegou o momento de planejar e produzir o desfile. O evento de fechamento da Situação de Aprendizagem teve ótima repercussão, gerando mídia espontânea por conta dos apelos de criatividade e promoção da diversidade que guiaram sua concepção. 

Com cada aluno desfrutando da oportunidade de mostrar a sua individualidade, atingiu-se o objetivo principal: prepará-los para enfrentar os desafios do mundo de trabalho. Este é o desafio dos cursos de Graduação do SENAI que você pode conhecer clicando aqui

Este projeto teve a participação dos docentes: Paula Silva da Rosa, Carine Rorato de Oliveira, Josiani Momm e Márcia Sotoriva.
 

 

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