Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Estudante de Blumenau levou coleção à passarela do SENAI Brasil Fashion

Sabrina Bublitz contou com o apoio do consagrado estilista Lino Villaventura no desenvolvimento das peças

São Paulo, 14.8.2015 – Aos 19 anos, a estudante do quarto semestre do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Faculdade SENAI em Blumenau Sabrina Bublitz viveu uma experiência impar para sua vida profissional ao desenvolver uma mini coleção com a orientação de Lino Villaventura, um dos mais consagrados estilistas brasileiros. O trabalho integrou o projeto SENAI Brasil Fashion, cujo desfile de encerramento da segunda edição foi realizado na noite de 13 de agosto, em São Paulo, como atividade paralela à 43ª WorldSkills Competition.

Coordenado pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Cetiqt) do SENAI, sediado no Rio de Janeiro, o Brasil Fashion tem os objetivos de estimular a educação profissional em moda e dar visibilidade a novos talentos, aproximando-os de estilistas renomados (Villaventura, Ronaldo Fraga, Alexandre Herchcovitch), que orientam pessoalmente os participantes. Na edição de 2015, foram centenas de estudantes inscritos e, depois de várias etapas classificatórias restaram os nove finalistas.  

Para o desfile final, cada estudante desenvolveu uma minicoleção, com três looks – conceito, prêt-à-porter e streetwear – a partir do tema “A influência do mundo no Brasil”. Emocionada, Sabrina disse que ver suas peças na passarela foi um “sentimento de orgulho muito forte. Foi muito tempo de trabalho [depositado] aí. Valeu o esforço de cada segundo”, afirmou.

Ela exaltou a qualidade e a importância da formação que recebeu. “Tudo o que sei relacionado à moda aprendi no SENAI. Foi lá que aprendi a desenhar, a costurar”, afirmou. Na instituição ela realizou dois cursos de aprendizagem industrial (desenho de moda e confecção e modelagem) antes de ingressar no curso superior. 

“Foi um trabalho maravilhoso. Ela sofreu um pouco, mas se saiu bem”, afirmou Vilaventura. “Cobrei bastante, passei muito do conhecimento que tenho e acredito que o resultado final foi muito legal”, acrescentou, ao destacar o profissionalismo da estudante mesmo diante de uma personalidade do mundo da moda. “É uma jovem e é claro que ela se assusta um pouco, mas depois ela chegou a me passar um whatzap às duas da madrugada e se alguém passa uma mensagem nesta hora é porque está absolutamente à vontade”, brincou.

A iniciativa surgiu em 2014 e, o SENAI de Santa Catarina teve estudantes na etapa final das duas edições já realizadas. Em 2014, Isadora Guercovich, também de Blumenau, chegou à etapa final.  

FIESC Imprensa
Ivonei Fazzioni
48 3231-4673 - 8421-3600
ivonei@fiesc.com.br

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.