Por meio de uma avaliação qualitativa e quantitativa dos perigos existentes nas atividades industriais e realizando o acompanhamento das condições de saúde dos trabalhadores, é possível melhorar o ambiente de trabalho promovendo segurança e saúde para todos os trabalhadores. 

Por isso, o SENAI desenvolveu dois tipos de consultoria, para ajudar as indústrias e empresas a estarem regulamentadas, dentro da normas de segurança e promovendo saúde dentro do ambiente de trabalho. 

Consultoria em NR 12

Para ajudar as indústrias a lidar com as mais de 150 páginas da nova versão da Norma Regulamentadora número 12 (NR 12), que estabelece regras para segurança no trabalho com máquinas e equipamentos, as unidades do SENAI em Luzerna, Joinville e Jaraguá do Sul estão oferecendo serviço de consultoria para empresas de Santa Catarina. 

A intenção é de auxiliar no diagnóstico e adequações necessários depois das recentes atualizações da NR, que antes continha apenas cinco páginas.

Sobre a NR 12

O objetivo da norma é reduzir ao máximo o risco de acidentes na operação de máquinas e equipamentos, garantindo a segurança mesmo nos casos em que aconteçam falhas humanas ou do instrumento de trabalho. 

O prazo de adequação às novas regras varia de 120 dias a três anos, dependendo do item - contando a partir de 17 de dezembro de 2010, quando foi publicada a portaria 197, do Ministério do Trabalho.

Dificuldades

A atualização da norma agora contempla regras que englobam toda a vida útil das máquinas e equipamentos, desde o projeto até o descarte adequado. 

1. As empresas podem encontrar dificuldade no processo de adequação. "A NR 12 diz o que precisa ter, e não o que deve ser feito para conseguir esse objetivo", explica o consultor do SENAI em Luzerna, Mauro Sérgio Heimfarth.

2. Além disso, a norma faz menção a outras NRs e utiliza muitos termos técnicos de diversas áreas, afirma o consultor. "Se torna complicado para o profissional de uma única área da empresa consiga entender sobre dispositivos mecânicos, eletrônicos e de segurança do trabalho. Por isso, umas das principais vantagens da consultoria que o SENAI presta, está no fato de ser realizada por profissionais com know how multidisciplinar, o que facilita o processo de adequação". 

O trabalho de consultoria possui etapas de diagnóstico de necessidades e projeto de adequações. O SENAI também oferece às empresas serviços de fabricação e instalação dos recursos de segurança previstos na regulamentação, bem como a validação e a emissão de laudo de adequação, que pode ser utilizado para efeitos de fiscalização. Ainda realiza treinamentos para utilização dos equipamentos e das proteções de segurança.

Consultoria em NR 10

Realiza análise e emite o parecer da situação atual da empresa em relação a adequação a Norma Regulamentadora número 10 (NR 10), além de assessorar o processo de implantação da NR.

Benefícios da NR 10 para a empresa:
 

  • Padronização dos trabalhos em instalações elétricas;
  • Redução do número de acidentes;
  • Ambiente de trabalho seguro;
  • Melhor organização do setor elétrico;
  • Prevenção com relação ao surgimento de processos trabalhistas oriundos da realização de atividades na área elétrica. 

 

Para mais informações 

Entre em contato pelos telefones (48) 3231-4222/ 3231-3247 ou pelo e-mail consultorias@sc.senai.br

Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco