Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Indústria conquista selos de qualidade após modernizar processos

Consultorias oferecidas pelo SENAI auxiliaram a IACC Pré-Moldados, de Concórdia, a obter certificados de qualidade

Florianópolis, 19.2.2015 – Processos produtivos mais inovadores e, consequentemente, mais competitivos são os principais resultados obtidos por empresas que implantam programas voltados à gestão da qualidade. A IACC Pré-Moldados, de Concórdia, otimizou uma série de atividades e conquistou importantes certificados como o selo de qualidade PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) e a ISO 9001.

Com consultoria do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e TIC, de Florianópolis, a companhia promoveu o aperfeiçoamento da relação com os clientes, colaboradores e fornecedores e investiu em tecnologia e no desenvolvimento profissional. “A implantação de um sistema de gestão da qualidade garante a padronização dos processos. Em uma empresa construtora o padrão, além de garantir qualidade final para as obras, contribui para evitar desperdícios durante a execução”, explica Rodrigo Kurek, coordenador de consultoria em Gestão e Processo Produtivo do Instituto SENAI.

“O programa de qualidade foi fundamental para a sobrevivência de nossa empresa, inclusive nos norteou em diversas decisões tomadas”, afirma o empresário Vilmar Radin, da IACC. A companhia, que já havia sido atestada pelo PBQP-H em 2005, se adaptou às novas normativas e foi certificada no nível A, o mais alto grau de qualidade conferido pelo programa. O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat é uma iniciativa do governo federal para elevar a competitividade do setor da construção civil, garantir a qualidade de produtos e serviços, reduzir custos e otimizar o uso dos recursos públicos. A certificação é pré-requisito para participar de processos licitatórios e obter linhas de crédito.

O Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e TIC é referência na implantação de sistemas de gestão da qualidade. Os consultores, além de conduzir a implementação de sistema, promovem auditorias internas após a certificação. A unidade oferece ainda consultorias em gestão estratégica, de pessoas, de produção, de energia e de infraestrutura de TI.

Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC