Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Adoção de lean manufacturing reflete no desenvolvimento de colaboradores da Agriness

Empresa, que implantou melhoria com consultoria do SENAI, observou que colaboradores trocaram cultura de “apagar incêndio” pela busca da causa dos desperdícios

Florianópolis, 10.11.2015 – A aplicação das ferramentas de Lean Manufacturing (produção enxuta) fez com que a Agriness, de Florianópolis, constatasse amplo desenvolvimento de seus colaboradores. A afirmação foi feita pelo sócio-diretor da empresa Elton João Gubert, durante o Encontro Empresarial de Lean, promovido pelo SENAI, entidade da FIESC, nesta terça (10), com organizações que adotaram a ferramenta de gestão. A Agriness é uma empresa de base tecnológica, especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão e softwares para a suinocultura. Ela vem aplicando o Lean Manufacturing desde setembro de 2013, com consultoria do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e TIC, de Florianópolis.

Segundo Gubert, a principal mudança proporcionada pela ferramenta de gestão foi na proposta de identificar e atacar as causas dos erros dos softwares. “Antes havia muito o 'apagar incêndio', trabalhávamos na consequência dos erros”, diz. E foi a disseminação dessa nova cultura que levou, na avaliação do empresário, sua equipe – composta por 50 pessoas – a apresentar um melhor desempenho. “Hoje produzimos mais com a mesma equipe que tínhamos antes”, revela.

A inserção da ferramenta foi gradativa. Conforme Gubert, o primeiro ano foi de aprendizado e percepção das possibilidades de melhoria. Depois, as diretrizes da produção enxuta começaram a ser incorporadas pelos colaboradores e hoje vêm sendo alinhadas ao desdobramento do Planejamento Estratégico.

FIESC Imprensa
Ivonei José Fazzioni
48 3231 4673 - 8421 3600
ivonei@fiesc.com.br

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.