Florianópolis, 10.11.2015 – A aplicação das ferramentas de Lean Manufacturing (produção enxuta) fez com que a Agriness, de Florianópolis, constatasse amplo desenvolvimento de seus colaboradores. A afirmação foi feita pelo sócio-diretor da empresa Elton João Gubert, durante o Encontro Empresarial de Lean, promovido pelo SENAI, entidade da FIESC, nesta terça (10), com organizações que adotaram a ferramenta de gestão. A Agriness é uma empresa de base tecnológica, especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão e softwares para a suinocultura. Ela vem aplicando o Lean Manufacturing desde setembro de 2013, com consultoria do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e TIC, de Florianópolis.
Segundo Gubert, a principal mudança proporcionada pela ferramenta de gestão foi na proposta de identificar e atacar as causas dos erros dos softwares. “Antes havia muito o 'apagar incêndio', trabalhávamos na consequência dos erros”, diz. E foi a disseminação dessa nova cultura que levou, na avaliação do empresário, sua equipe – composta por 50 pessoas – a apresentar um melhor desempenho. “Hoje produzimos mais com a mesma equipe que tínhamos antes”, revela.
A inserção da ferramenta foi gradativa. Conforme Gubert, o primeiro ano foi de aprendizado e percepção das possibilidades de melhoria. Depois, as diretrizes da produção enxuta começaram a ser incorporadas pelos colaboradores e hoje vêm sendo alinhadas ao desdobramento do Planejamento Estratégico.
FIESC Imprensa
Ivonei José Fazzioni
48 3231 4673 - 8421 3600
ivonei@fiesc.com.br