Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Em atividades práticas, alunos do SENAI constroem karts, robôs e soluções digitais

SENAI Challenge chega ao final, com competições em São José e Jaraguá do Sul; karts estarão expostos até o dia 26 de novembro no Continente Shopping, em São José

Florianópolis, 21.11.2016 – Mais de 450 estudantes de cursos técnicos em todo o Estado participam do SENAI Challenge, iniciativa que visa aprimorar a qualidade dos cursos da instituição e promover o desenvolvimento de competências por meio de situações reais da indústria. Ao longo do ano letivo, os alunos aplicaram o aprendizado em três desafios e agora se preparam para os eventos finais – competições de kart, em São José, na Grande Florianópolis, dia 26 de novembro; e de robótica móvel e de softwares, em Jaraguá do Sul, no dia 3 de dezembro. Até o dia da prova, os karts estão em exposição no Continente Shopping, local do evento.

“O foco do desenvolvimento dos projetos é a contextualização com as exigências atuais da indústria, por meio de atividades práticas”, explica o diretor técnico do SENAI/SC, Maurício Cappra Pauletti. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Bosch, que doou motores e baterias para os karts; a Neoyama, que doou componentes eletrônicos para o desafio de robótica móvel, e a Acate Vertical Games & Apps, que apoia o evento de soluções digitais.

Kart Elétrico

O SENAI Challenge Kart Elétrico propôs a estudantes do curso técnico em mecânica o desafio de construir um veículo kart tripulado, utilizando kit elétrico padrão composto por motor, controlador e bateria. São 11 equipes, das cidades de Caçador, Canoinhas, Capinzal, Indaial, Joaçaba, Joinville, Mafra, São Bento do Sul, Videira e Palhoça. A prova de encerramento será às 18 horas do dia 26 de novembro (sábado), na pista do Continente Shopping, em São José. Até lá, os veículos estarão expostos no mesmo local.

“O desafio foi muito importante para a turma, não só no aprendizado de todos, que é o principal intuito do curso, mas também na formação de grandes amizades”, diz o aluno Paulo Rogério Fernandes Junior, 18 anos, da equipe que construiu o kart em Caçador. “A união da turma fez esse projeto sair do papel e virar realidade; diversas situações expostas pelo projeto nos fizeram aprender muito”, completa.

“Para que o conjunto todo funcionasse, os alunos precisaram solucionar uma série de desafios que envolveram o conhecimento na área mecânica, sem esquecer da limitação elétrica, já que todas as equipes receberam o mesmo kit elétrico: uma placa eletrônica de controle, dois motores elétricos de 175 watts e duas baterias”, afirma o professor Everton Lucas Gomes, do Núcleo de Metalmecânica, também de Caçador. “Até para a escolha ideal de transmissão foram necessárias a construção de protótipo e análises de engenharia, para evitar que o circuito de alimentação do motor queimasse, dada a elevada corrente elétrica necessária para a partida do veículo”, explica.

Robótica Móvel e Soluções Digitais

As competições finais de robótica móvel e de soluções digitais serão em Jaraguá do Sul, a partir das 14 horas do dia 3 de dezembro (sábado), no Jaraguá do Sul Park Shopping. Estudantes do curso técnico em mecatrônica de Chapecó, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e Rio do Sul, num total de 10 equipes, participam do SENAI Challenge Robótica Móvel, cujo desafio foi o de desenvolver um robô autônomo para percorrer um circuito com obstáculos.

Já o SENAI Challenge Soluções Digitais envolve 20 equipes de alunos dos cursos técnicos em informática, informática para internet e programação de jogos digitais, de Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville, São José, São Miguel do Oeste e Tubarão. O desafio foi produzir projetos de softwares para ambientes industriais ou residenciais, com foco em sustentabilidade.

SENAI Challenge Kart Elétrico

Local de Prova: São José - Continente Shopping (kartódromo localizado no estacionamento).
Data/Horário do evento: 26 de novembro (sábado), às 18 horas
Obs.: de 18 a 26/11: haverá a exposição dos karts.
Desafio: Construção de um veículo kart tripulado que deverá utilizar um kit elétrico padrão composto por motor, controlador e bateria.
Curso envolvido: curso técnico em mecânica
Equipes: 11 equipes participantes.
Unidades envolvidas: Caçador, Canoinhas, Capinzal, Indaial, Joaçaba, Joinville Norte, Joinville Sul, Mafra, São Bento do Sul, Videira e Palhoça.
Apoio: A Bosch está apoiando este desafio com a doação dos motores e baterias que foram utilizados nos karts.

SENAI Challenge Robótica Móvel

Local de Prova: Jaraguá do Sul – Jaraguá do Sul Park Shopping
Data/Horário do Evento: 3 de dezembro (sábado), às 14 horas
Desafio: desenvolvimento de um robô autônomo que irá percorrer um circuito com obstáculos.
Curso envolvido: curso técnico em mecatrônica
Equipes: 10 equipes participantes.
Unidades envolvidas: Chapecó, Jaraguá do Sul, Joinville Norte, Lages e Rio do Sul.
Apoio: Neoyama está apoiando este desafio com a doação de componentes eletrônicos.

SENAI Challenge Soluções Digitais

Local de Prova: Jaraguá do Sul – Jaraguá do Sul Park Shopping
Data/Horário do Evento: 3 de dezembro (sábado), às 14 horas
Desafio: Produção de O desafio foi o de produzir projetos de softwares para ambientes industriais ou residenciais, com foco em sustentabilidade
Cursos envolvidos: curso técnico em informática, informática para internet e em programação de jogos digitais.
Equipes: 20 equipes participantes.
Unidades envolvidas: Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville Norte, Joinville Sul, São José, São Miguel do Oeste e Tubarão.
Apoio: Acate Vertical Games & Apps está apoiando este desafio.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4673 - 98421 3600