Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Em parceria com o SENAI, WestRock lança formação gratuita nas áreas Florestal e Papel

Programa DesEnvolve foca na educação para preparar pessoas para o mercado de trabalho, reduzir desigualdades e aumentar a inclusão na região do Planalto Norte de Santa Catarina e Sul do Paraná; inscrições vão até sexta-feira, dia 15 de abril

 

Florianópolis, 13.04.2022 - Oferecer oportunidades para potencializar o desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e, em contrapartida, contar com mão de obra qualificada para atuar na indústria de Santa Catarina. Essa é a proposta da WestRock com o DesEnvolve. O programa da empresa que é líder global em soluções sustentáveis ​​de papel e embalagens de papelão ondulado, terá apoio do SENAI, entidade da FIESC, e envolve várias frentes para contribuir com o desenvolvimento da região de Três Barras (SC), incluindo São Mateus do Sul (PR) e Canoinhas (SC). A iniciativa foi lançada no dia 6 e as inscrições seguem até sexta-feira (15).

::: Acesse o edital do programa. 

A previsão é que no primeiro semestre de 2022 o programa forme, gratuitamente, 102 pessoas, em quatro cursos de qualificação profissional que vão preparar, mulheres e homens, para atuarem em atividades da indústria local. Os cursos foram pensados cirurgicamente para atender as indústrias florestal e de papel e serão realizados por meio da coordenação técnica do SENAI, entidade da FIESC, e SEST-SENAT da região. A iniciativa conta com vagas para formação em: operadora/operador de máquinas florestais, motorista profissional, ajudante de caldeira, operadora/operador de produção, operadora/operador auxiliar, ajudante de produção e operadora/operador assistente de tratamento de efluentes. 

As inscrições estarão abertas do dia 6 ao dia 15 de abril. São 102 vagas e para participar é preciso ter o ensino médio completo e renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. O início das aulas será no dia 9 de maio e as formações contarão com conteúdos presenciais e aulas práticas em laboratórios. As inscrições podem ser feitas aqui.  

“Criar programas customizados para a indústria é uma estratégia que se consolida no SENAI por ‘entregar’ ao setor profissionais habilitados para as atividades que precisam ser desempenhadas na empresa. Dessa forma, conseguimos explorar detalhes importantes em um currículo direcionado à realidade vivenciada pela indústria”, destaca o diretor de educação e tecnologia da FIESC e diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira.

::: Pesquisa ajudou a mapear características da população da região
Para melhor compreender a realidade da região de Três Barras (SC), a WestRock realizou, recentemente, uma pesquisa com mais de 340 pessoas da comunidade.  O levantamento indicou, por exemplo, que a população é jovem se considerarmos que 49% têm até 40 anos e 23% entre 41 a 60 anos. Além disso, 62% se declararam do gênero feminino. Já sobre raça, proporcionalmente falando, 56% das mulheres se declararam brancas, 43% pardas e 2% pretas. Entre os homens, 53% se declararam de cor parda, seguido de 46% branca e 1% preta.

A conclusão da pesquisa contribui diretamente para a melhor elaboração do Programa DesEnvolve, conforme menciona Cynthia Wolgien, diretora de Sustentabilidade, Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da WestRock: “Acreditamos que é pela educação que iremos transformar o mundo em um lugar melhor, por isso, apoiamos o ensino público, há mais de 25 anos, com Programas como o “PACA e o Juntos pela Educação”. Agora, nossa ambição é maior. Por meio do Programa DesEnvolve, também proporcionaremos capacitação de qualidade para transformar a região de Três Barras em um polo promissor e referência no desenvolvimento de pessoas para atuarem nas indústrias Florestal e de Papel. Nossas comunidades têm potencial para isso, conforme a pesquisa apontou, e assim faremos”, declara. 

O Programa também foi pensado para fomentar a participação de todas as pessoas. Para isso, foi estabelecido vagas exclusivas que possibilitam corrigir uma situação histórica de injustiça social. 

Sobre as vagas: 50% serão direcionadas para mulheres e 40% para pessoas pretas e pardas, o que reflete claramente a realidade da pesquisa realizada pela a empresa e o último CENSO sobre a população. Além das diversidades de gênero e racial, a empresa também está buscando, diretivamente, pessoas com deficiência e LGBTQIA+. Todas as pessoas são bem-vindas!
O diretor da Unidade de Negócios Florestais da WestRock, Heuzer Guimarães, afirma que o programa é uma importante e transformadora iniciativa de responsabilidade social corporativa e que seu potencial de evolução é imenso. “Queremos preparar pessoas para terem a oportunidade de atuarem na WestRock ou em qualquer outra empresa da região. É assim que cuidamos da nossa gente e da prosperidade dos nossos negócios – uma coisa está conectada a outra”. 

Ali Abdul Ayob, diretor Industrial da Unidade de Papel da WestRock também reforça que “apoiar o desenvolvimento de pessoas diversas por meio da educação é uma das formas de crescermos de maneira sustentável. Olhares diferentes para uma mesma situação, nos levam a desenvolver soluções inovadoras. Por isso, preparar talentos diversos, ao mesmo tempo que buscamos oportunidades de trazê-los para a nossa organização, é a nossa aspiração”, conclui.
Sobre a WestRock

A WestRock é parceira de seus clientes para fornecer soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens que impulsionem seus negócios. São 50.000 funcionários que apoiam os clientes ao redor do mundo em mais de 320 operações e escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Em Três Barras está instalada a fábrica de papel da empresa – a maior produtora de papel kraft da América Latina – e seu negócio Florestal – 54 mil hectares entre florestas nativas e plantadas de Pinus e Eucalipto. Saiba mais em WestRock 


Com informações da assessoria de imprensa da WestRock.
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn