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Emoção e euforia na corrida de karts construídos por alunos do SENAI/SC

Desafio estimula estudantes da educação profissional a aliar teoria à prática e a desenvolver competências técnicas e sócio emocionais

Florianópolis, 27.11.2016 – Uma prova com direito a momentos de muita emoção e euforia marcou o encerramento do SENAI Challenge Kart Elétrico, na noite de sábado (26), em São José, na Grande Florianópolis. Ao final da corrida, realizada no kartódromo do Continente Shopping, a alegria foi maior para as equipes de São Bento do Sul, campeã geral do desafio, e de Palhoça, cujo kart teve o melhor desempenho na pista. A iniciativa envolveu mais de 200 alunos do curso técnico em mecânica da instituição em todo o Estado. Durante o ano, eles trabalharam na construção de um veículo elétrico, um projeto integrador de várias áreas do conhecimento. No sábado que vem, ocorrem os desafios finais de robótica e de soluções digitais, em Jaraguá do Sul.

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“Quando a gente detectava um problema, como aconteceu com o sistema de direção, sempre buscava um jeito de resolver, pesquisando na internet, em livros, na biblioteca do SENAI, com professores ou com outros técnicos em manutenção”, explicou o aluno Alex Augusto da Silva, de 20 anos, de Palhoça. Ele foi o piloto do kart que deu o maior número de voltas – 47 – no  período limite de uma hora. Ele destacou ainda que a união da equipe foi fundamental, além da estratégia de valorizar o potencial de cada integrante do grupo. “A gente explorou o conhecimento de cada um; cada um tem sua área de maior conhecimento, como pintura, mecânica, ajustes”, disse, após a corrida.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou que a estratégia de aliar teoria à prática é uma característica da formação oferecida pelo SENAI. “Quando o aluno conclui o curso, ele tem realmente uma profissão. O nível de empregabilidade dos alunos do SENAI é muito alto, justamente porque os estudantes saem preparados para o mercado de trabalho. Esse desafio que estamos vendo é resultado dessa metodologia e pedagogia”, afirmou.

O resultado final considerou o desempenho dos estudantes no conjunto das atividades propostas, que incluíram o desempenho na pista, a avaliação pedagógica realizada sobre o relatório de trabalho apresentado pelos estudantes e a vistoria técnica dos carros, verificando se eles atendiam as especificações propostas no desafio. A equipe de São Bento do Sul (cujo carro fez 46 voltas) ficou em primeiro lugar, Mafra em segundo e Canoinhas em terceiro.

O professor Aroldo de Souza, de Mafra e que atua há 21 anos no SENAI, destacou que a metodologia do desafio é uma forma de atrair e estimular os jovens de hoje. “Quando se defrontaram com problemas como o sistema de embreagem ou para identificar a melhor correlação de rotação, eles foram pesquisar para encontrar as melhores soluções”, destacou.

O diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, lembrou que a proposta também dá ênfase ao desenvolvimento de competências sócio emocionais. “No emprego do futuro, questões técnicas serão importantes, mas também é fundamental que os indivíduos tenham a capacidade de trabalhar em grupo, respeito pelos colegas, entre outras”, destacou.

Todos os karts receberam o mesmo kit de motor e bateria fornecidos pela Bosch, parceira na iniciativa. “O modelo pedagógico [da educação profissional] realmente precisa ser trabalhado para as demandas da indústria. Nessa iniciativa que o SENAI está trazendo aqui, além de aplicar na prática o que aprendem em aula, os alunos desenvolvem a capacidade de trabalhar em equipe, trabalham competências de lideranças, tem sempre uma troca de conhecimento”, disse Inivaldo Souza, gerente comercial da empresa. “Para a Bosch, fazer parte dessa primeira corrida de kart elétrico é uma maneira de desenhar uma parceria que pode ser ampliada”, acrescentou.

Superação e estratégia

Depois de um ano de trabalho na construção dos karts, os estudantes-pilotos ainda tiveram que desenvolver estratégias para obter o melhor desempenho e superar as dificuldades na corrida. Alex Augusto da Silva logo percebeu um problema no eixo dianteiro e passou a fazer uma corrida mais conservadora, tentando manter o veículo por mais tempo na pista. E conseguiu, perfazendo 47 voltas. “Quando vi que faltavam oito minutos, passei a acelerar mais, para ver qual era a resistência do kart”, revela, ele que também fez a volta mais rápida, em menos de um minuto

As equipes de Joinville viveram momentos de maior tensão e emoção. Na primeira bateria, o kart da unidade norte chegou a parar por alguns minutos, mas retornou, ainda que sem chances de vitória. E no final da corrida, o veículo sofreu um princípio de incêndio, mas o fogo foi debelado pela equipe de segurança em alguns segundos. Na análise do grupo, o problema foi um superaquecimento da fiação.

E o momento de maior emoção foi o da chegada do kart do SENAI Joinville Sul, no final da segunda bateria. Faltavam 30 segundos para o término da prova e o kart estava a quase meia volta da linha de chegada, andando muito lentamente, com as baterias quase que descarregadas. O piloto Willian Freitas impulsionava seu carro com o balanço do corpo. E conseguiu chegar a tempo de igualar o número de voltas com Canoinhas, sob a torcida e aplauso de todos os presentes.

 

Assessoria de Imprensa da FIESC

48 3231 4673 - 98421 3600

ivonei@fiesc.com.br

 

 

 

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