Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Empresas devem ser seduzidas pelo design, afirma Peter Fassbender

Especialista defende a mobilização dos departamentos de marketing e engenharia, além dos fornecedores, em todas as etapas dos projetos

Florianópolis, 06.11.2014 - Para ampliar a utilização dos conceitos de design pelas indústrias, os profissionais do setor devem analisar casos específicos e formular propostas que demonstrem os ganhos potenciais com sua aplicação. A afirmação é do gerente de design da Fiat no Brasil, Peter Fassbender, que realizou palestra na noite desta quarta-feira (5) na Faculdade de Tecnologia SENAI, em Florianópolis. Ele disse que esta deve ser uma postura constante, a ser adotada tanto por quem quer conquistar novos clientes quanto pelos profissionais já estabelecidos, revelando que frequentemente apresenta propostas não solicitadas à diretoria da montadora. A palestra integrou o Painel Index/SC, um dos eventos pré-Bienal Brasileira de Design Floripa 2015, que será realizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e pelo Centro de Design Catarina.

Fassbender defendeu também a mobilização dos departamentos de marketing e engenharia, além dos fornecedores, em todas as etapas dos projetos. Segundo o profissional, este desenvolvimento integrado evita retrabalhos e abrevia o início da fabricação do produto. "Trabalhamos na Fiat com o prazo de dois anos e meio para desenvolvimento de um novo veículo, sendo que um ano é dedicado apenas à produção de ferramentaria. É o menor tempo da indústria nacional de automóveis, estamos chegando perto do limite", afirmou.

Como exemplo, ele cita pesquisas realizadas no início do desenvolvimento do Novo Uno, em 2008, que apontaram que a antiga geração, apesar de ser reconhecida como ultrapassada, era vista com carinho pelos consumidores. Esta informação foi fundamental para a definição do desenho do novo modelo, que procurou atualizar o conceito do carro "quadrado".

O Painel Index/SC teve também palestra com a curadora da Bienal, a jornalista Adélia Borges. Ela apresentou algumas das exposições programadas para o evento, abordando os conceitos por trás de cada mostra e as tendências para o setor. Entre elas está uma mudança no comportamento dos moradores das grandes cidades, que têm passado mais tempo em ambientes externos. Este movimento abre campo para o desenho de áreas de convívio social nas ruas (estruturas conhecidas como parklets), de vans que servem comida (food trucks), e de mobiliário urbano, como praças, pontos de ônibus e paraciclos.

O evento contou ainda com apresentações da designer Bianka Cappucci Frisoni, que detalhou os Coletivos Criativos que serão realizados durante a Bienal, e de Blanca Liane, da Pantone, que abordou as tendências de cores para os próximos anos.

Bienal - A Bienal Brasileira de Design Floripa 2015 irá apresentar, de 15 de maio a 12 de julho, o melhor da produção de design nacional e aumentar a percepção do público sobre a presença do design no seu dia a dia. O evento terá programação em diversos espaços e bairros de Florianópolis. Serão realizadas exposições de design no Centro Integrado de Cultura (CIC), no Museu da Escola Catarinense (MESC), no Museu Cruz e Sousa e na Fundação Badesc, no centro, e na FIESC, no bairro Itacorubi.

Além dos espaços expositivos convencionais, a Bienal levará o design para a rua nos bairros de Jurerê Internacional, Santo Antônio de Lisboa, Coqueiros, Lagoa da Conceição e Ribeirão da Ilha. Para conectar as exposições, a organização da Bienal colocará à disposição do público um transporte especial que fará o circuito das mostras proporcionando a visitação de todas elas.

A Bienal é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo do Estado de Santa Catarina.


Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4674 | 48 9981-4642
fabio.almeida@fiescnet.com.br

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn