Florianópolis, 29.8.2016 – O SENAI/SC, entidade da FIESC, realiza nesta terça, dia 30, o primeiro de uma série de eventos que têm o propósito de sensibilizar empresários e trabalhadores catarinenses para a nova onda da Revolução Industrial, que ganha denominações como indústria 4.0, internet industrial ou manufatura avançada. O objetivo dos encontros, intitulados “Despertar 4.0”, é apresentar os desafios e oportunidades que são trazidos por este recente fenômeno econômico e social. As atividades previstas incluem palestra do diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, um dos principais especialistas brasileiros sobre o tema. Também serão realizados cursos especiais sobre robótica e de inserção de mulheres e profissionais com mais de 40 anos em tecnologias avançadas.
Segundo Jefferson de Oliveira Gomes, este fenômeno “tem por base a hiperconectividade, a inteligência artificial, o elevado grau de digitalização e de sensoriamento, o avanço do big data, entre outros, cuja associação permitirá customização em massa de produtos, mudança na forma e padrão de consumo e possibilidade de produção em casa”. O principal fator de estímulo ao seu desenvolvimento é a redução dos custos de processamento, armazenamento e transmissão de dados. Até 2020, mais de 50 bilhões de objetos – ou sete vezes a população mundial – estarão interconectados, promovendo negócios estimados em 32 trilhões de dólares. Mais relevante que o volume de recursos movimentados, entretanto, é que esta hiperconectividade está modificando a sociedade e a economia, permitindo rapidez e eficiência na tomada de decisões.
Exemplo prático dessa nova realidade está nos aplicativos de orientação de trânsito dos smartphones. Com inúmeros usuários acessando on line (hiperconectividade), o serviço colhe informações sobre o trânsito nas diversas vias (sensoriamento e big data) e toma decisões calculadas a partir das variáveis (inteligência artificial) ao sugerir a melhor alternativa de trajeto para cada usuário (customização). “Para a indústria resta o desafio de aplicar tecnologias e modelos semelhantes”, afirma Jefferson. “As decisões passam a ser tomadas sem a participação humana e a partir apenas da conexão entre máquinas, plantas fabris, matérias-primas e o produto final (estes dotados de sensores e transmissores) e o consumidor. O ato de abrir uma embalagem dá o comando instantâneo para a produção de nova unidade”, acrescenta.
Na opinião de Gomes, as novas tecnologias promoverão profundas mudanças no mercado de trabalho. “Sessenta e cinco por cento das crianças de hoje atuarão em profissões que hoje não existem”, afirma. Ele destaca ainda que o novo modelo exigirá mudanças na legislação trabalhista, flexibilizando aspectos como o trabalho conjunto de homens e máquinas – dado o crescimento esperado da presença de robôs colaborativos – e terceirização. “Uma máquina poderá prever até mesmo a hora em que vai apresentar uma pane. Pode ser, por exemplo, numa madrugada e, cinco minutos antes o técnico de manutenção chegará para realizar o serviço. Ele não precisará estar em tempo integral na empresa, nem ter contrato fixo”, diz. A respeito da robotização, Gomes salienta que ela vem avançando intensamente, também devido à redução dos custos. “Aquelas funções que não queremos para nossos filhos, serão realizadas por máquinas”, prevê.
Despertar 4.0
Gratuito, o evento em São Miguel do Oeste nesta terça-feira contempla quatro atividades. Das 14 às 18 horas, serão realizados três minicursos que têm o objetivo de ampliar a inserção das pessoas no mundo tecnológico. Por isso, uma das capacitações pretende familiarizar as mulheres com o tema. Outra formação é direcionada a profissionais de ambos os sexos com mais de 40 anos. E a terceira pretende levar os conceitos da robótica a profissionais de qualquer idade ou sexo. Para participar dessas formações não há necessidade de conhecimento prévio sobre os temas.
Às 19 horas, Jefferson Gomes, que também é professor do Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA), profere a palestra Entendendo a Indústria Avançada, com a proposta de ser um debate colaborativo, no qual empresários, gestores, profissionais de RH, técnicos e demais interessados poderão compreender os impactos e possibilidades da manufatura avançada nos negócios e na carreira. Ao término, serão realizadas discussões em mesas temáticas.
Saiba mais:
Data: 30 de agosto de 2016
Local: SENAI São Miguel do Oeste (Rua Barão do Rio Branco, 220 - Bairro Agostini - São Miguel do Oeste - SC)
Evento gratuito.
Das 14 às 18 horas
Mulheres na tecnologia
Oferecido exclusivamente para mulheres que querem entender, aplicar e empreender na tecnologia.
Esta experiência criativa e prática proporcionará o acesso a tecnologias (sem a necessidade de conhecimento prévio), o empoderamento feminino e o networking.
Despertando para a robótica
Aos profissionais que buscam novas oportunidades, bem como aos jovens que querem conhecer a Robótica, esta experiência criativa e prática contextualizará a aplicação desta tecnologia para diferentes segmentos industriais.
Despertando para tecnologia 40+
Dedicado a pessoas com 40 anos ou mais, que desejam entender e aplicar tecnologias com experiências práticas, sem a necessidade de conhecimento prévio.
Das 19 horas às 21 horas
Entendendo a indústria avançada
Empresários, gestores, profissionais de RH, técnicos e demais interessados poderão compreender os impactos e possibilidades da Indústria Avançada nos negócios e na carreira. Será realizado um debate colaborativo com Jefferson de Oliveira Gomes - Consultor da UNESCO no assunto, Diretor Regional do SENAI e Professor do ITA - sobre os desafios e oportunidades desta nova realidade, seguido de discussões em mesas temáticas.
Mais informações na página: sc.senai.br/evento/despertar