Florianópolis, 8.3.2022 – Cerca de cem computadores, a maioria deles doados pela WEG, chegaram em fevereiro ao centro logístico do SESI, em São José, e em breve serão encaminhados a instituições atendidas por meio da Liga de Doações da FIESC e estudantes de baixa renda do SESI e do SENAI. Os equipamentos passaram por manutenção, formatação e instalação do sistema, realizados por alunos da Aprendizagem Industrial em Manutenção de Computadores do SENAI de Jaraguá do Sul, sob a orientação do professor Roberto Baumgartel e supervisão de Marcos André Marasco Lima.
O programa que iniciou em 2008, em parceria com a WEG, tem o envolvimento de 260 alunos do SENAI e já recuperou mais de 1,4 mil computadores, notebooks e equipamentos de TI. Foram entregues 1.374 kits completos com desktop, monitor, mouse, teclado e cabos que beneficiaram 88 escolas públicas (municipais e estaduais), os Bombeiros Voluntários Mirim e Aspirantes de Corupá, APAE, Presídio de Jaraguá do Sul, Projetos Fome de Amor e Tramas em Fibras, Paróquia São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, Comunidades Terapêutica Novo Amanhã e Comunidade Terapêutica Feminina de Resgate e Dignidade, CRAS local, Associação de Servidores Voluntários de Schroeder, Instituto Boi de Mamão, Instituto Integra de Gerontologia, Prefeitura de Schroeder, Laboratórios de Inclusão Digital em Schroeder e Corupá, Centros de Educação Especial, CEJA e Serviços de Acolhimento da Região do Vale do Itapocu. Além da comunidade, 49 alunos do SENAI também receberam equipamentos doados ou emprestados.
Outras empresas contribuem para o projeto de inclusão digital da FIESC, entre elas a MARISOL, ADAPCON, MALWEE e INDUMAK, recebendo o selo de "Empresa Amiga", certificado emitido pela FIESC - Federação das Indústrias de Santa Catarina, Associação dos Magistrados Catarinenses - AMC, Tribunal de Justiça de Santa Catarina - TJSC, Ministério Público de Santa Catarina - MPSC, Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-SC, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina - FECOMÉRCIO, Associação Catarinense de Medicina - ACM e Fundação de Estudo Superiores de Administração e Gerência.
Até hoje, aproximadamente 4 toneladas de resíduos de lixo eletrônico do projeto foram recicladas em empresas parceiras que fazem a destinação adequada.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC