Brasília, 14.11.2016 – Com duas medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze, o SENAI de Santa Catarina ficou na terceira colocação no ranking final da Olimpíada do Conhecimento 2016, a maior competição profissional das Américas, encerrada neste domingo (13), em Brasília. Os premiados são de Chapecó, Itajaí, Criciúma, Balneário Camboriú e Rio do Sul.
A Olimpíada reuniu mais de 1,2 mil estudantes de todo o país. O evento se constituiu em um conjunto de competições que simularam situações reais da indústria e focaram em competências profissionais e inovação. Mais de 20 estudantes, professores e pesquisadores do SENAI e do SESI catarinenses, entidades da FIESC, que participaram, receberam algum tipo de premiação.
Para a elaboração do ranking final, foram considerados os resultados dos desafios por equipe e individuais (provas que identificaram as competências dos alunos, com projetos desenvolvidos durante o evento), da Mostra Inova SENAI (com produtos e processos inovadores, desenvolvidos anteriormente), do Grand Prix de Inovação (sugestões de inovações para indústrias, propostas durante o evento) e do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) – provas realizadas durante o evento envolvendo alunos dos cursos mais procurados no SENAI em todo o país.
A maior quantidade de medalhas de Santa Catarina foi conquistada pela unidade do SENAI em Chapecó. Nos desafios individuais foram uma medalha de ouro – por Rafael Ziliarski, em eletricidade predial – e três de prata – Gabriel Vassoler, em soluções de softwares para negócios; Letícia da Cruz, em aplicação de revestimentos cerâmicos, e Laura Lamera, em construção de alvenaria. Vassoler integrou, ao lado de Diovanna Caroline Schell, Andrew Malta Silva e Edenílson Gonçalves, o grupo orientado pelo professor Wagner Titon, que ficou na segunda posição no desafio por equipe em soluções sustentáveis em tecnologia da informação e comunicação.
Mais uma medalha de prata de Chapecó foi conquistada por Jonatan Rampinelli, do curso técnico em eletrotécnica, no SAEP. Além disso, o Sorvete de Azeite de Oliva foi o terceiro colocado na categoria Produto Inovador da Mostra Inova SENAI. A gordura hidrogenada foi substituída por azeite extra virgem, que traz benefícios à saúde. Além disso, o teor de gordura no produto foi reduzido substancialmente, mas o sabor manteve-se inalterado. No evento, a equipe foi representada por Josiane Betat e Andréia Faion.
A outra medalha de ouro de Santa Catarina foi conquistada por Gustavo Avelar Cabral, de Itajaí, no curso técnico em logística no SAEP.
Na Mostra Inova SENAI, Santa Catarina também conquistou a prata na categoria Processo Inovador, com o Filtro Cell, de Criciúma. É um filtro cerâmico produzido com areia de fundição e lodo de anodização, rejeitos da fundição de ferro ou alimínio e que têm alto impacto ambiental. Na produção do filtro, os efeitos nocivos desses subprodutos são neutralizados. No evento, a equipe foi representada por Rosaura Picolli e Patrícia Furlan.
As demais medalhas de bronze foram no SAEP: Cícero Augusto Simião (Balneário Camboriú), no curso técnico em edificações, e Aginaldo José Cardoso (Rio do Sul), na aprendizagem industrial em costura para pessoas com deficiência.
Na sexta-feira, o SESI de Joinville havia conquistado o título na Robótica Lego para alunos de escolas públicas. São estudantes que, no contraturno, realizam curso de robótica no SESI. Os campeões são Everton Edio Pereira (de 14 anos e que está no oitavo ano do ensino fundamental); Gabriel Henrique Hobold Cardoso (16, primeiro ano do ensino médio), Nathália Fanezzi de Souza (11, sexto ano do fundamental) e Vitor Yuji Camargo Kashiba (15, nono ano do ensino fundamental). Eles são orientados pelo professor Marcos Paulo Rau Júnior.
Confira os medalhistas do SENAI/SC:
Ouro
Rafael Ziliarski (Chapecó), em eletricidade predial – Desafio Individual
Gustavo Avelar Cabral (Itajaí), curso técnico em logística - Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP)
Prata
Diovanna Caroline Schell, Andrew Malta Silva, Gabriel Vassoler e Edenílson Gonçalves (Chapecó) - soluções sustentáveis em tecnologia da informação e comunicação. Professor orientador Wagner Titon – desafios por equipe
Gabriel Vassoler, de (Chapecó) – soluções de softwares para negócios – Desafio Individual
Letícia da Cruz (Chapecó), aplicação de revestimentos cerâmicos – Desafio Individual
Laura Lamera (Chapecó), em construção de alvenaria – Desafio Individual
Jonatan Rampinelli (Chapecó) – curso técnico em eletrotécnica - Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP)
Processo Inovador: Filtro Cell (Criciúma), equipe representada por Rosaura Picolli e Patrícia Furlan - Mostra Inova SENAI
Bronze
Cícero Augusto Simião (Balneário Camboriú) – técnico em edificações - Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP)
Aginaldo José Cardoso (Rio do Sul) – aprendizagem industrial em costura - Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) para pessoas com deficiência
Produto Inovador Sorvete de Azeite Oliva (Chapecó), equipe representada por Josiane Betat Andréia Faion - Mostra Inova SENAI
FestivaL SESI de Robótica FLL
Ouro
Categoria Estudantes de Escolas Públicas - Everton Edio Pereira (de 14 anos e que está no oitavo ano do ensino fundamental); Gabriel Henrique Hobold Cardoso (16, primeiro ano do ensino médio), Nathália Fanezzi de Souza (11, sexto ano do fundamental) e Vitor Yuji Camargo Kashiba (15, nono ano do ensino fundamental). Eles são orientados pelo professor Marcos Paulo Rau Júnior.
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4673 - 98421 3600
ivonei@fiesc.com.br