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SESI oferece suporte às indústrias no repasse de informações ao e-social

Sistema Público de Escrituração Digital irá padronizar o envio de informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais pelas empresas

Florianópolis, 17.11.2017 – A partir de 2018, informações sobre a saúde e a segurança dos trabalhadores serão centralizadas por meio do E-Social. O Sistema Público de Escrituração Digital, criado pelo governo federal, irá padronizar o envio de informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais pelas empresas. O SESI, entidade da FIESC, como prestador de serviço na área de saúde e segurança no trabalho, dará suporte às indústrias na prestação dessas informações ao governo. “O SESI/SC está à disposição das empresas para prestar todo o apoio necessário”, reiterou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, durante reunião de diretoria da Federação, realizada nesta sexta-feira (17), em Florianópolis.

“As obrigações não devem deixar de ser cumpridas por falta de orientação”, destacou Côrte. A política de compartilhamento de informações implicará em uma nova forma das empresas fazerem gestão de seus programas. “O E-Social vai transformar a forma como se fará a gestão de saúde e segurança nas indústrias”, frisou o gerente-executivo de Saúde e Segurança do Departamento Nacional do SESI, Emmanuel Lacerda, explicando, ainda, que duas áreas serão diretamente impactadas: Recursos Humanos e Saúde e Segurança. “As empresas deverão reestruturar o processo de fluxo de informações, apresentando dados bem estruturados e confiáveis”, afirmou Lacerda.

Cerca de 25% das informações que serão repassadas ao E-Social se referirão a questões sobre exposição a riscos no ambiente de trabalho, monitoramento da saúde dos trabalhadores, comunicação sobre acidentes e adicionais de insalubridade e periculosidade. Os dados ficarão centralizados num repositório nacional e poderão ser consultados pelos órgãos governamentais de interesse, como Ministério do Trabalho, Previdência Social, Caixa Econômica e Receita Federal.

O SESI prestará atendimento sobre os programas e assessorias técnicas, além de disponibilizar plataforma de gestão e sistema de apoio para as empresas no repasse de dados ao E-Social. O envio da informação será de responsabilidade da empresa e o SESI subsidiará com dados os eventos relacionados à saúde e segurança. Indústrias interessadas em receber o auxílio do SESI devem procurar a Unidade mais próxima.

Assessoria de Imprensa

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

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