Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Torneio internacional de educação profissional foi aberto nesta terça, em SP

Realizado pela primeira vez na América Latina, evento reúne 1.192 competidores, de 59 países, na disputa pelo pódio em 50 profissões

Florianópolis, 11.8.2015 – Os melhores estudantes de educação profissional do mundo estão reunidos desde esta terça-feira, dia 11, em São Paulo, para a 43ª WorldSkills Competition, que, até domingo (16) disputam o pódio em 45 ocupações industriais e cinco do comércio e serviços. Com 1.192 participantes, representando 59 países, o evento foi aberto na noite desta terça, no Ginásio do Ibirapuera, com uma grande festa, na qual o catarinense Alef Scholze (que disputa em fresagem a CNC), fez o juramento dos competidores. As provas começam nesta quarta pela manhã, no Anhembi Parque.

“Com a realização da WorldSkills, reafirmamos a importância da educação profissional, que abre as portas para os milhões de jovens que chegam a cada ano ao mercado de trabalho”, salientou o presidente da Confederação Nacional da Indústria-CNI, Robson Braga de Andrade. “A qualificação profissional viabiliza o acesso a empregos de qualidade e aos melhores salários”, afirmou.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e ex-presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, observou que o evento destaca a agenda de formação profissional no país. “O Brasil precisa elevar a competitividade da economia e, para isso, é fundamental investir no capital humano, que é decisivo para promover a inovação e os ganhos de produtividade”, disse. Também participaram do evento o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro; o presidente da WorldSkills International, Simon Bartley, e o diretor geral do SENAI Nacional, Rafael Lucchesi. 

Até sábado, os competidores realizam provas, que consistem em atividades típicas de cada profissão. Os competidores serão desafiados a produzir peças ou executar projetos e serão avaliados por aspectos como a excelência do produto final, a capacidade de planejamento, o uso racional dos recursos e pelo comportamento. Eles precisam demonstrar conhecimentos, habilidades e atitudes, a exemplo do que vão encontrar no mundo do trabalho. Os que obtiverem ao melhores desempenhos serão premiados na solenidade de encerramento, domingo, às 17 horas.

O país anfitrião tem competidores em todas as ocupações, totalizando 56 representantes, já que, em alguns casos, a disputa envolve duplas. É a maior delegação brasileira na história do evento e também a maior catarinense. Santa Catarina enviou cinco alunos do SENAI e uma do SENAC. Além de Scholze, Santa Catarina enviou Eduardo Kruczkievicz (tornearia a CNC), Rodrigo Campos (manutenção de aeronaves), Rafael Oening (administração de sistemas de rede), Jonatas Walter (sistema drywall e estucagem) e Milena Berkembrock, (florista). 


FIESC Imprensa
Ivonei Fazzioni
48 3231-4673 - 8421-3600
ivonei@fiesc.com.br

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn