Florianópolis, 11.8.2015 – Os melhores estudantes de educação profissional do mundo estão reunidos desde esta terça-feira, dia 11, em São Paulo, para a 43ª WorldSkills Competition, que, até domingo (16) disputam o pódio em 45 ocupações industriais e cinco do comércio e serviços. Com 1.192 participantes, representando 59 países, o evento foi aberto na noite desta terça, no Ginásio do Ibirapuera, com uma grande festa, na qual o catarinense Alef Scholze (que disputa em fresagem a CNC), fez o juramento dos competidores. As provas começam nesta quarta pela manhã, no Anhembi Parque.
“Com a realização da WorldSkills, reafirmamos a importância da educação profissional, que abre as portas para os milhões de jovens que chegam a cada ano ao mercado de trabalho”, salientou o presidente da Confederação Nacional da Indústria-CNI, Robson Braga de Andrade. “A qualificação profissional viabiliza o acesso a empregos de qualidade e aos melhores salários”, afirmou.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e ex-presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, observou que o evento destaca a agenda de formação profissional no país. “O Brasil precisa elevar a competitividade da economia e, para isso, é fundamental investir no capital humano, que é decisivo para promover a inovação e os ganhos de produtividade”, disse. Também participaram do evento o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro; o presidente da WorldSkills International, Simon Bartley, e o diretor geral do SENAI Nacional, Rafael Lucchesi.
Até sábado, os competidores realizam provas, que consistem em atividades típicas de cada profissão. Os competidores serão desafiados a produzir peças ou executar projetos e serão avaliados por aspectos como a excelência do produto final, a capacidade de planejamento, o uso racional dos recursos e pelo comportamento. Eles precisam demonstrar conhecimentos, habilidades e atitudes, a exemplo do que vão encontrar no mundo do trabalho. Os que obtiverem ao melhores desempenhos serão premiados na solenidade de encerramento, domingo, às 17 horas.
O país anfitrião tem competidores em todas as ocupações, totalizando 56 representantes, já que, em alguns casos, a disputa envolve duplas. É a maior delegação brasileira na história do evento e também a maior catarinense. Santa Catarina enviou cinco alunos do SENAI e uma do SENAC. Além de Scholze, Santa Catarina enviou Eduardo Kruczkievicz (tornearia a CNC), Rodrigo Campos (manutenção de aeronaves), Rafael Oening (administração de sistemas de rede), Jonatas Walter (sistema drywall e estucagem) e Milena Berkembrock, (florista).
FIESC Imprensa
Ivonei Fazzioni
48 3231-4673 - 8421-3600
ivonei@fiesc.com.br